Artisan Bread com farinha de alfarroba

Cá em casa ficámos fãs deste pão e tenho feito todos os fins de semana, não faço mais vezes durante a semana, por falta de tempo mesmo, porque todos gostamos muito.

Ultimamente tenho posto uma colher de farinha de alfarroba, fica mais escurinho com um sabor ligeiramente diferente, faz lembrar o pão de centeio.

1 kg de farinha tipo 65 sem fermento
1 colher de sopa de farinha de alfarroba
700 ml de água
1 colher de sopa de fermento biológico seco
1 colher de sopa de sal (eu corto bastante)

Numa taça grande colocar o fermento, o sal e a água e mexer bem para dissolver.

Juntar a farinha com a farinha de alfarroba e misturar bem para ficar homogénea e juntar tudo na água que já tem o sal e o fermento, mexer com uma colher de pau desde o centro, até toda a farinha das bordas ser incorporada e não haver farinha seca.

Deixar levedar tapado, á temperatura ambiente durante duas horas.

Esta massa está pronta a ser usada ou pode ser refrigerada e aguenta vários dias no frigorífico.

Quando for para ser usada, polvilhar a superfície com farinha e retirar a quantidade de massa que desejar, cortando com uma tesoura ou faca de serra, colocar sem mexer muito em cima de uma superfície enfarinhada e deixar descansar/levedar mais 40 min.

Levar ao forno pré-aquecido em cima de uma terracota ou num tabuleiro normal se não tiver a terracota, sempre polvilhado com farinha de milho ou outra.

Não esquecer colocar dentro do forno um recipiente com água a ferver, isto vai fazer com que o pão fique mais estaladiço e crocante, ao contrário do que possa parecer :-)


Comentários

  1. Olá Alcina, adorei especialmente a 1ª foto do interior do pão, parece-me mesmo bem comer assim um pãozinho caseiro :-) Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares