Cheesecake com base de Brownie

Há algum tempo atrás a Gina do Nacozinha em conversa perguntou-me se eu nunca tinha feito nada do blog dela, fiquei a pensar naquilo e não me lembro, se fiz não encontrei no blog, por isso e em jeito de comemoração dos 10 anos do blog, resolvi ir lá buscar alguma ideia.
Para o aniversário do filho pensei fazer um cheesecake dela, porque ele adora cheesecake, mas os que por lá encontrei são cozidos e ele não aprecia tanto, mas fui parar à página dos brownies, porque ela tem lá um browniecheesecake tudo em um, (fica para uma próxima vez) e resolvi então fazer um cheesecake, mas com base de Brownie, já tinha visto algures isso e achei boa ideia.



Brownie
180 gr de chocolate amargo
150gr de manteiga sem sal
2 chávenas de açúcar (usou 1 e 1/2 chávena)
1 e 1/4 farinha
4 ovos



Derreter chocolate com a manteiga em banho maria, ou no microondas, eu não gosto de derreter no microondas o chocolate, por isso faço à maneira antiga.

Deixe arrefecer misturando bem para homogeneizar. 
Acrescente o açúcar e misture bem.
Junte os ovos um a um, até estar tudo bem incorporado.
Por ultimo junte a farinha mexendo suavemente.

Leve ao forno pré-aquecido a 180º numa forma de aro móvel bem untada e enfarinhada por 25 min, o topo começa a secar e estalar, mas verifique com o palito para não ficar cozido demais, o palito deve sair com grumos, se sair liso passou do ponto.

O brownie normalmente leva frutos secos, nozes... o meu não levou porque o aniversariante não gosta.


Esta receita é para fazer num tabuleiro e cortar quadradinhos mais finos, como eu cozi numa redonda de aro móvel, ficou mais alto, por isso cortei o topo crocante para ficar direito para o cheesecake.

O Cheesecake fiz semelhante a outros que já tenho por aí no blog
400 gr de nata fresca
200 gr de mascapone
1 iogurte grego com morango 
4 colheres de açúcar baunilhado
5 folhas de gelatina
2 colheres de sopa de água

Bater em taças separadas as natas com o açúcar  e o queijo creme, juntar tudo e envolver com o iogurte.
No robot de cozinha bater primeiro as natas bem geladas na vel.4 durante 2 min, mas verificar para que não passe a manteiga. Retirar do copo reservar. Meter em seguida o queijo e programar 10 seg vel 4 com o iogurte. por ultimo juntar as natas batidas e envolver.

Meter as folhas de gelatina a demolhar em água e depois derreter com duas colheres de água ou leite a ferver. Juntar ao creme e misturar bem para envolver bem a gelatina.

Deitar o creme em cima da base do Brownie levar ao frigorífico pelo menos por uma hora até ficar firme.

Decoração a cargo do gulosinho que adora estas bolinhas e companhia

Houve um pequeno percalço nesta ideia, que eu não previa, teria que ser feito de outra maneira, é que o cheesecake encolhe um pouco e descola da forma, ou seja quando vamos por o cheesecake ele vai passar entre o bolo e a forma e quando se tira o aro não fica tão bonito, mas eu tentei cortar um pouco em volta e como ficou tãoooo bom, ninguém reparou, só eu :)


Comentários

  1. Alcina,
    Agora sim estou aqui no seu cantinho!
    Gostei da ideia de usar o brownie como base.
    Parabéns pelos 10 anos do blog! Bons tempos de muita interação e uma troca formidável de receitas, que gerou uma amizade bacana.
    Felicidades para o seu filho!! Tão bom acompanhar desde o início o aumento da família!!
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Regina, é por isso que nos vamos mantendo por aqui nestas bloguices :) adoro e você sempre desde o inicio :)
      bjs

      Eliminar
  2. Esta sobremesa é a junção das minhas sobremesas favoritas! Embora eu prefira o cheesecake de forno, este também me enche as medidas! E junto com o brownie fica de bradar aos céus! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elisabete, eu também gosto dos de forno, mas o pequeno gosta mais destes fresquinhos :)
      bjs

      Eliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares