sábado, 20 de janeiro de 2018

Tiramisu enformado

Uma vida inteira a fazer Tiramisu com ovos crus e claras em castelo, sem saber que o segredo e o melhor tiramisu do mundo é com as gemas cozidas.....

Ou seja com as gemas, faz-se um zabaglione ou zabaione, uma sobremesa também italiana que por si só faz muito sucesso. 

A receita de tiramisu enformado vi num video de uma blogger que costumo seguir e gostei da ideia, a esta receita foi adaptada por mim, mas resultou na perfeição.

6 gemas
100gr de açúcar
1 cálice de vinho moscatel
250 gr de mascarpone
1 pacote de natas frescas.
Palitos de champanhe q.b.
1 colher de sobremesa de gelatina em pó
1 pitada de baunilha


Bater ligeiramente as gemas com o açúcar e o vinho moscatel e colocar a taça em cima de um tacho com água a ferver e continuar a bater as gemas com uma batedeira, durante aproximadamente 10 minutos, até a mistura dobrar ou triplicar de volume e quando se levanta as pás da batedeira deixam cair um pingo que demora mais ou menos 8 segundos a desaparecer está pronto.


Isto é o procedimento para se fazer o famoso zabaione, que neste caso vai servir de base ao tiramisu.

Noutra taça bater as natas frescas em chantili. Bater também muito bem o queijo mascarpone e misturar delicadamente com o chantilly e juntar aqui a pitada de baunilha em pó.

Envolver tudo com o zabaione delicadamente e juntar aqui a gelatina em pó que se dissolveu em 3 colheres de sopa de água fria e derreteu em banho maria.
bater um pouco e já está.

Preparar uma forma de fundo amovível forrada com papel vegetal no fundo(para melhor retirar a base) e nas laterais com uma película de acetato.


Colocar no fundo uma camada de palitos de champanhe, molhados com café forte, mas só mesmo de raspão ou seja quase nada, colocar as bolachas com a parte molhada para cima.


Cobrir com uma camada de creme e colocar outra camada de bolachas levemente molhadas no café, polvilhar com cacau e colocar outra camada de creme e assim até acabar os ingredientes e a ultima camada é creme.


Esta quantidade de creme, para uma forma de 21cm dá para 3 camadas de bolachas.
Foi o que eu fiz, mas ficou com pouco creme entre elas, mas para o meu gosto suficiente, quem gostar de menos bolacha e mais creme faz só duas camadas ou aumenta a quantidade.


Por ultimo e não esquecer polvilhar com cacau.

Fica maravilhoso, o melhor tiramisu que já comi, mesmo muito bom, nada a ver com o tiramisu de ovos crus.....

Para saberem mais sigam a Cininha aqui também :))

3 comentários:

  1. As coisas que eu aprendo na internet...
    Desconhecia completamente esta maneira de fazer o creme com as gemas cozidas.
    O resultado visual agradou-me. De certo que o sabor também.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Não passe sem deixar um miminho :)