Arroz de pato

Quem costuma fazer arroz de pato quando tem muita gente para comer?

Eu às vezes faço, é um prato que quase toda a gente gosta e apesar de ser um pouco trabalhoso, tem a vantagem de poder fazer com alguma antecedência, sem ter que estar em cima do fogão na hora que já estão os convidados.

Podemos cozer o pato de véspera, desfiar e refogar tudo de véspera. Conservamos no frigorífico e conservamos também o caldo coado de cozer o pato para fazer o arroz.
No dia é só acabar e levar ao forno.
Pode-se fazer tudo de véspera e no dia só precisa levar ao forno, eu não gosto tanto.



1 pato e meio
Arroz agulha Bom Sucesso
Sal
Uma folha de louro
Duas cebola médias
3 dentes de alho
Meio chouriço
Um pedaço de bacon
Azeite


Primeiro e com alguma antecedência cozer o pato na panela de pressão, com água, sal, uma folha de louro, metade de uma cebola e o chouriço.

Deixar ferver só 10 min, a minha panela é super-rápida e o pato não era caseiro, se for outro caso, deixar mais se necessário.

Abrir a panela de pressão e verificar se o pato está bem cozido e se estiver, retirar o pato da água.

Depois coar a água de cozer o pato e reservar.

Medir o dobro da quantidade deste caldo do pato que se quer fazer de arroz e levar novamente ao lume a ferver. Quem não gostar do arroz com tanta gordura, principalmente se for pato caseiro, usar só a água que entender, ou metade ou nada, mas com esta água fica bem mais saboroso.

Quando levantar fervura, juntar o arroz, mexer, verificar o sal, porque a água já tinha algum sal.
Tapar o tacho e deixar ferver em lume brando até o arroz estar quase seco e all dente, mal cozido.

Enquanto o arroz coze, há que desfiar o pato, retirar ossos e peles e meter a refogar.

Meter no tacho uma cebola e meio picada fininha, os dentes de alho, o chouriço cozido cortado em cubos muito finos e algum bacon também cortado em cubos finos, só com um fio de azeite e deixar refogar até a cebola ficar translucida juntar o pato e envolver e deixar mais um bocadinho a cozinhar,  eu juntei aqui polpa de tomate, e deixei apurar até o pato ganhar um pouco do sabor do refogado
Se necessário juntar um bocadinho da água de cozer o pato.

Depois é só por em camadas o arroz e o pato em recipiente próprio para o forno.
No cimo meter umas rodinhas de chouriço ou uns cubos de bacon, para tostarem.

Levar ao forno até o Bacon ficar douradinho e todo o arroz e carne bem quentinhos, porque cozinhados já estava,.



Em dias de festa ou convívio não há tempo para fotos do resultado final, mas houve foto antes de ir para o forno com uma garrafinha pronta para ir para o decanter para arejar enquanto o almoço fica pronto.

Para mais novidades e fotos
Passem lá nos meus sítios e deixem um like, sigam, comentem.... o que quiserem👇👇
Cininha💖💖
Instagram💖💖


Comentários

  1. Eu cozo o pato na panela de pressão e desfio-o quando tenho caseiros e tenho tempo. Depois congelo já desfiado e no saco da congelação coloco uma aduas conchas da gordura da água da cozedura. Quando tenho convidados, é um prato superrápido: Num tacho coloco água e o pato congelado ou descongelado (com a tal gordura da água da cozedura), coloco uma pitada de sal, tomate em cubinhos, uma cebola grande picada e um naco de bacon em cubinhos. Quando levanta fervura junto o arroz (sempre vaporizado, ou estufado, que é melhor que agulha ou carolino para este parto!). Depois de cozido coloco num tabuleiro, cubro com natas ou queijo ralado, consoante queira mais húmido ou mais seco, umas rodelas de chouriço a adornar e vai ao forno uns instantes. Fica divinal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada SC pela sugestão e pelo modo de fazer, muito mais rápido que este.
      Na proxima vez que fizer vou ter esta ideia em conta.
      Arroz vaporizado e estufado nunca comprei, o arroz agulha serve-me bem, não sou apreciadora de arroz duro e muito solto, sou ao contrário das outras pessoas :)
      Obrigada

      Eliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares