Valletta a cidade dourada

A última escala do cruzeiro pelo mediterrâneo foi a cidade de Valeta, última, mas não menos importante, foi uma cidade que me deixou vontade de voltar para ver com mais calma e apreciar melhor a cidade e mesmo toda a ilha.

Uma entrada fabulosa no porto deixa logo antever a cidade maravilhosa que temos pela frente, o navio entra e já vamos vendo muito do que há para visitar, porque ele passa por um estreito e temos monumentos por todos os lados,de um lado Valetta e do outro as zonas de Kalkara, Birgu, kordin, os fortes, palácios... , ficamos logo com uma ideia do que há para visitar. .

Uma cidade de pedra calcaria, toda em tons de amarelo, linda ao nascer do sol, que intensifica as cores, imagino por isso pores do sol igualmente fantásticos. 

Valeta é a capital da ilha de Malta, uma cidade monumental, pela sua história e pelos povos que aí deixaram marcas é um museu a céu aberto.

Muito bem conservada e nota-se muito o esforço que se está a fazer para recuperar tudo, há obras por todos os cantos.

Num só dia não se pode ter a pretensão de ver tudo, até porque no verão o calor é tórrido e dificulta um pouco. Mas podemos caminhar pelas ruas, entrar na catedral para ver obras de Caravaggio, entrar noutras igrejas... beber ou comer algo nas muitas esplanadas.

Uma boa alternativa é tentar reservar um free walking tour, todas as cidades agora disponibilizam e é bom, mas nem todos os dias há...

Na hora que o cansaço já aperta, podemos apanhar um comboito mesmo em frente à catedral para dar uma volta mais alargada pela cidade .


Depois da subida para entrar na zona histórica, temos uma zona mais moderna, onde encontramos vários monumentos.


O autocarro típico de malta, ainda circula

Fonte do tritão 

A porta da cidade velha e aqui iniciamos a visita, por uma avenida, onde encontramos o novo Parlamento Maltês, seguido de umas ruinas e depois é perder-se pelas ruas onde encontramos edificios lindissimos





Igreja de santa Catarina de Alexandria 

Auberge de Castille, o mais requintado dos quartéis barrocos dos Cavaleiros da Ordem de Malta (agora, escritório do primeiro-ministro)

Co-Catedral de São João. Dedicada a São João Batista, a catedral de Valletta não visitámos com muita pena, mas a fila era enorme e não compramos bilhete antes.... dizem que tem o interior barroco mais deslumbrante da Europa e não esquecer as pinturas de Caravagio.

Teatro Manoel 
Fachadas de edificios lindas.
O monumento Sette Giugno, na Praça do Palácio, Valletta. Em memória de uma revolta contra comerciantes especuladores e o governo colonial, vista como o primeiro passo para a independência de Malta.

Descendo a Republic Street a rua mais comercial,  chegamos à Republic Square, também conhecida como Victoria Square por causa da estátua da monarca britânica, soberanamente sentada no centro da praça entre duas esplanadas, uma pertencendo ao icónico Café Cordina, um histórico desde 1837.
Por detrás da monarca britânica, fica a entrada da Biblioteca Nacional de Malta, um edifício lindíssimo, por causa da Covid as visitas estavam restritas a investigadores.

No passeio de comboio, passamos por zonas mais afastadas do centro, forte incluido 



Forte Sant Elmo 

Na descida para o porto ruas e mais ruas, todas bonitas


Se por cá em cada esquina um amigo, em valetta em cada esquina um santinho



A visita á cidade numa escala de cruzeiro é muito fácil, porque os navios atracam mesmo na cidade,  caminhar a pé e estamos dentro, mas como temos uma boa subida, há alternativas.

Para quem não quiser subir a pé no porto há o maior número possível que se possa imaginar de táxis que por 10€ oferecem a subida até o centro, mas temos no porto também vendas de tudo que se possa imaginar, passeios de carroça, venda de excursões a praias distantes... ou também bilhetes para os autocarros turísticos.

Para subir existe também um elevador, caminhando à direita quando se sai do porto, vamos encontrá-lo a uma curta distância, mas para pessoas sem dificuldades uma curta caminhada de 15 minutos leva-nos ao centro.

E para a despedida deixo esta visão de como fica bem em qualquer porto o nosso hotel flutuante, uma cidade maravilhosa 🤩 ao melhor nível da MSC Cruise um navio lindissimo por dentro.
Se vemos tudo numa viagem de cruzeiro, não vemos, mas nunca se vê tudo, é um modo de viajar como outros, quem saltita de sítio em sítio também não vê tudo, apenas dorme no local e muitas vezes em hotéis sem grande qualidade e come o que aparece, muitas vezes gasto food.... São modos de viagem, cada um escolhe o que mais gosta.

Comentários

  1. Também sou fã de cruzeiros. Dia 6 do próximo mês vou por 11 dias com saída de Lisboa. Obrigada pelos posts que ajudam quem parte. Eu por exemplo vou seguir os teus passos em Génova.
    Beijinhos
    Dilene

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Dilene
      Espero que o cruzeiro corra bem e que as minhas dicas para Génova ajudem. Nós não procurámos pelos free walking tours, mas agora há em todas as cidades. Veja se há nas vossas datas nos portos que vão parar.
      Divirtam-se, eu este ano para já não vou de cruzeiro, vamos fazer um tour pela croácia :)
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares