sábado, 9 de novembro de 2019

Pão de ló especial

Esta receita encontrei no site da vaqueiro, do qual sou fã, quem me segue por aqui já percebeu isso.

É um site que visito sempre que preciso, porque todas as receitas que já testei, seja dos livros, revistas ou site, saem sempre bem, nada a apontar.

O estranho desta receita, é que quando pensamos em vaqueiro, pensamos em manteiga e quando pensamos em pão de ló, pensamos que leva tudo menos manteiga...

Pois este leva😀, manteiga para untar a forma😁😁 e foi o que eu fiz, untei com a manteiga vaqueiro normal, porque não tinha a que eles recomendam, mas resultou igual.

A receita passo na integra, porque não alterei um milímetro, fiz exactamente, excepto os tempos de 
forno e de bater.



sábado, 12 de outubro de 2019

Bolo de leite quente

Há bolos que ainda nos surpreendem.

Quando olhamos para a receita e achamos que é mais um bolo igual a tantos outros, mas no fim o resultado é bem diferente.

Sendo simples nos ingredientes e no aspecto, para quem olha para a fotografia, parece um pão de ló, mas é muito mais que isso.

Leve, aromático e fofo, onde o sabor da manteiga sobressai muito levemente....



domingo, 29 de setembro de 2019

Carnac terra de menires

Carnac é uma comuna francesa e um dos lugares mais renomeados da região administrativa da Bretanha, no departamento Morbihan.
A origem do nome desta vila vem do celta, "karn" significa "rochedo" ou "pedra".

O principal interesse da visita a esta pequena vila é mesmo o imenso conjunto funerário da época do neolitico que por lá se encontra


sábado, 28 de setembro de 2019

Tarte de doce de Pêra

Mais uma tarte aprovadissima, a massa muito crocante e saborosa.

Andava de olho nesta tarte há algum tempo por causa do recheio.
O facto de ter doce comercial na receita, fez-me lembrar dos doces da Quinta de Jugais que tenho  e resolvi fazer para levar para o serviço, para o meu aniversário, ainda que já foi com alguns dias de atraso.

A receita encontrei no blog do Giallo Zafferano que gosto muito, era com doce de alperce, mas achei que com doce de Pêra ficaria ainda melhor.

A massa fiz no meu robot de cozinha, mas pode fazer-se à mão, eu fiz tudo ao mesmo tempo, mas o robot queixou-se um pouco... e concluiu o processo porque é robusto.
Para fazer no robot, é melhor dividir as quantidades ao meio e fazer duas vezes, porque é uma grande quantidade.



domingo, 22 de setembro de 2019

Vannes o que visitar

A Bretanha, região no noroeste da França, guarda pequenos destinos que são verdadeiras tesouros. 
Uma zona calma, verde e muito acolhedora.
A cidade de Vannes, é um destes destinos, localizada às margens do Golfo de Morbihan, a 450 km de Paris. É conhecida pelas fortificações e pelo centro histórico com um charme medieval.

Praça Henri IV


domingo, 15 de setembro de 2019

Bretanha roteiro para uma semana

"A Bretanha (em francês Bretagne, em bretão Breizh, em galo Bertaèyn) é uma região administrativa do oeste da França com uma larga costa litoral entre o Canal da Mancha e o Oceano Atlântico. 
A sua capital é Rennes e seus habitantes chamam-se bretões. 
Seu litoral é extenso e acidentado a Costa de Granito Rosa é famosa pelas suas rochas e areias incomuns, em tons rosados. 
A Bretanha é conhecida também pelos seus muitos menires. pré-históricos."
in wikipédia

Para além das praias a Bretanha tem muito para oferecer aos turistas, é uma região muito rica culturalmente e históricamente.

Conheço já bastante de França, mas esta foi a região que mais me encantou até agora, pela arquitectura, pela tranquilidade e pelas praias que nem imaginava que tinha, conhecendo algumas da vizinha Normandia de pedras.... estas de areia fina e água cor esmeralda encantaram-me.

Nesta viagem o principal objectivo era a visita a Le Mont-Saint-Michel, mas no global  revelou-se muito mais interessante do que o esperado.