domingo, 8 de fevereiro de 2015

Bolo Brasileiro

Este bolo é uma receita muito antiga que tenho no meu livro de receitas escritas á mão. Se é brasileiro ou não não sei, mas é assim que se chama.
É um bolo que eu gostava muito, mas já há muitos anos que não fazia e quando pensei fazer agora, encontrei algumas falhas na receita, nas quantidades de água, já noutra altura tentei e ficou meio enqueijado, desta vez ficou bem.

Passo a receita tal e qual tenho no meu livrinho, e deixo as dicas e alterações de como fiz.

2 chávenas de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga
8 ovos
2 colheres de sopa de café solúvel
1/2 chávena de leite
2 chávenas de farinha
1 colher de chá de fermento

Calda
200ml de água
Café solúvel
Açúcar a gosto

Cobertura
1 tablete de chocolate culinária
100gr de natas

Bata as gemas com o açúcar até obter um creme homogéneo, junte a manteiga e bata mais um pouco.
Adicione o café solúvel previamente dissolvido em água a ferver e o leite(como não diz a quantidade de água, eu dissolvi numa chávena de café e utilizei uma saqueta daquelas tipo nescafé descafeinado).

Bata bem e em seguida junte a farinha e o fermento misturados, alternadamente com as claras batidas em castelo e envolva delicadamente.

Unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha, deite aí a massa e leve a cozer em forno médio durante 40 min. verifique e desenforme ainda quente.

Enquanto o bolo coze prepare a calda.
Leve ao lume a água, açúcar e café, deixando ferver um pouco para formar um xarope ligeiro

 e a cobertura
Derreter o chocolate em banho-Maria, retirar do lume e juntar as natas, batendo muito bem para ficar um creme liso e homogéneo. 

Logo depois de desenformar o bolo, pique-o bem com um palito e deite aos poucos a calda preparada de modo a humedecer muito bem o bolo, demora um pouco a absorver a calda toda.

Cobrir com o creme de chocolate com o bolo ainda quente.

Podemos cobrir o bolo com açúcar em pó, que foi o que eu fiz desta vez, para não usar natas e chocolate, para evitar as gorduras, por causa dos colesterólicos, e também porque fiz o bolo no natal e há muitos doces e principalmente fritos, também por isso, tento fazer coisas que não tenham muitas natas. O açúcar em pó faz lembrar a neve.
Mas o chocolate com o café faz toda a diferença, fica muito boa essa combinação.