Pão /Fermento/Tempos de cozedura

Ao longo do tempo que temos a máquina de fazer pão, já fizemos várias experiências e todas com sucesso, algumas com pequenos pormenores menos conseguidos.


Uma conclusão a que já chegamos é que normalmente o fermento nas receitas é sempre demais , se se meter menos o pão cresce igual, sendo que se metermos demais o pão cresce muito e depois baixa no meio, já tenho visto isto em varios blogs e penso que é disso.


Para além disso as farinhas próprias para máquina de pão do Lidl tem fermento suficiente para se misturar com outras farinhas sem ser necessário juntar mais, as da nacional não sei porque ainda não experimentei





Estes dois pães são um exemplo do que digo, os dois foram feitos com a mesma quantidade de farinha própria para pão com igual quantidade de farinha de trigo 65, só que num juntámos 1/3 de fermento vahiné e no outro não juntámos fermento nenhum.
O segundo ficou redondinho em cima.




250 gr de farinha para pão rustico
350 gr de farinha 65
400ml de água
Uma colher de sopa de sementes de linhaça
Uma colher de sopa de sementes de sesamo
Uma colher de sopa de sementes de girassol
sal esqueci-me e também não fez falta.



Quanto ao tempo já experimentei fazer o pão de 1kg escolhendo a opção de 700gr e o pão ficou bom na mesma.


Gostava de lêr as experiencias e opiniões de outras amigas experientes na panificação :-)

Comentários

  1. Olá Alcina,

    A mim já me aconteceu o contrário com as farinhas da Nacional. Sem adicionar fermento e adicionando somente água (como diz nas instruções) o pão não cresceu e ficou consistente demais. Experimentei juntar metade da farinha da Nacional com outra metade de farinha tipo 65 e uma colher de chá de fermento em pó Vahiné e o pão ficou óptimo. Usei sempre o programa normal (1 na minha máquina), mas não sei se em outro programa resultaria melhor.
    Tenho experimentado agora substituir parte da farinha de trigo por farinha de arroz, em alguns pães, e tenho gostado bastante do resultado. Acho que o pão fica mais fofo, como no caso do brioche por exemplo.

    ResponderEliminar
  2. Sabes, que eu uso fermento fresco(cubitos de 25g, do continente)e o pão a meio da cozedura cresce imenso, mas no final abate drásticamente! Ficou super triste quando isso acontece...
    Não uso o fermento em pó, porque acho muito caro (dou 0,45€ por cada cubo de fermento fresco), mas talvez tenha de usar só metade do cubo (12,5g), não sei...isto do pão tem a sua ciência!
    Os teus são duas broas! Hahaha:)

    ResponderEliminar
  3. Oi Alcina, pois eu nunca fiz pão, e nem tenho MFP por enqto... Mas passei pra deixar bjinhus querida :)
    Fica bem

    ResponderEliminar
  4. Eu também faço sempre o pão com menos fermento do que indica. Anda à volta dos 20gramas e fica sempre bem. Nunca experimentei essas farinhas já preparadas para a MFP.

    ResponderEliminar
  5. que rico paozinho sabe tao bem pao quntinho:-)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. A minha máquina de pão é diferente, é uma Chef-o-Matic. Quando faço com as farinhas do Lidl, ponho 250g de farinha lidl e 250g de farinha de trigo, coloco a água q indica no pacote e o pão sai muito pequeno, baixinho. Se puser um bocadinho de fermento é que cresce bem e fica bonito! E se puser uma colher de açúcar ainda cresce mais! O teu 2º pão ficou bem bonito, o meu sem fermento não fica assim...

    ResponderEliminar
  7. Bem realmente isto do fermento tem muito que se lhe diga. Eu comecei por usar o Vahiné, mas agora que descobri o fermento de padeiro, não quero outra coisa.Eu quando uso as farinhas da Nacional ponho uma colh.de sobrem.de Vahiné, para as outras receitas ponho fermento fresco mas só metade do cubo, à excepção do meu 1ºpão todos têm saído bem.Utilizei no último o programa françês mas não achei diferença nenhuma.

    ResponderEliminar
  8. GENTE!!!Este pão esta perfeito!!
    Amo pão integral! AMEI!
    Parabéns Alcina querida!
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Sabes que eu às vezes também me parece que estou a usar fermento a mais?

    ResponderEliminar
  10. Martuxa pelos vistos cada caso é um caso, farinha de arroz nunca experimentei, nós cá em casa somos mais pão forte e feio :-)

    Mary experimenta usar um cubo para dois pães, nós já experimentámos e resulta.

    Xana obrigado

    Ameixinha, experimenta que vais vêr são muito boas, caras, mas como se poupa no fermento e dá para misturar metade de trogo que fica bem na mesma já não é tão caro;-)

    Moranguita obrigado

    Isabel, cada uma tem que conhecer a sua máquina e ir experimentando.

    Diário das receitas, também já fui comprar esse de padeiro para experimentar.

    Neyma obrigado

    Risonha afinal há mais pessoas com a minha opinião, obrigado.

    Gostei de saber as vossas experiencias.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá também gosto de fazer o meu pão,mas confesso não ser lá muito amiga de máquinas.faço o meu a moda antiga,parabens o aspecto esta muito bom,bjs Alexis.

    ResponderEliminar
  12. Olá,

    Descobrir por acaso este teu cantinho e gostei. E vou voltar tb gostei muito desse pão..

    bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares