E a cidade hoje é.... Ponte de Lima

Já há algum tempo que não trazia nada de viagens por aqui e como o tempo começa a lembrar passeios, as férias e fins de semana grandes lembrei-me de deixar aqui um pouco do minho, uma das zonas bonitas do nosso cantinho.

Belas paisagens verdejantes, bonitas cidades históricas bem conservadas e limpas, com uma gastronomia rica e saborosa.

Começo pela bonita Ponte de Lima, uma vilinha bem no coração do Minho, onde passei o ultimo fim de semana grande.
Esta é uma vilinha sempre em festa, seja qual for a época do ano há sempre algo para comemorar, seja a feira do cavalo, a vaca de cordas, ou as feiras novas em setembro, mas se não houver festa há sempre o sarrabulho...

















Existe nesta vilinha um festival internacional de jardins, onde todos os anos há a concurso um tema proposto e este é normalmente ligado ao ambiente e á sua defesa, no ano em que nós o visitámos o tema foi a reciclagem, neste ano de 2011 o tema é a Floresta no jardim porque se comemora o ano internacional das florestas.

As fotografias que eu tenho são do ano da reciclagem, porque este ano não tivemos tempo de o visitar.



Nesta fotografia um pormenor dos garrafões de água que normalmente não servem para nada e aqui fazem belas cercas e o caminho do meio, feito com vidro moido.

Uma pequena escultura que faz homenagem aos tocadores de concertina tipicos da zona e ao folclore em geral.


Para dormir, escolhemos o mesmo sitio, onde já estivemos outras vezes a Casa da Varzea um Solar de Portugal magnifico, um daqueles sitios onde parece que o mundo parou, o sossego é tanto, que os unicos elementos perturbadores são mesmo os passarinhos, os galos e o sino da Igreja é uma casa gerida pelos proprietários, um casal muito simpático e que nos fazem sentir em nossa casa, como disse o meu pequeno.










Uma piscina maravilhosa para relaxar no fim de um dia de passeio ou mesmo para ficar apenas a aproveitar o sol


Para terminar e como não podia deixar de ser, uma pequena amostra da gastronomia local o famoso sarrabulho, carne de porco e enchidos fritos, sangue cozido (ou frito nem sei) fatiado, acompanhado de batatas fritas e arroz de sangue um prato bem leve e de facilima digestão, nada calórico nem colesterólico, sem esquecer o pormenor da quantidade, nesta zona todos ou quase todos os restaurantes primam pela quantidade, em que uma dose dá perfeitamente para três pessoas, mas que comam bem :-)

E como a febre da procura do sarrabulho na zona é tão grande, há uma pizzaria que farta de lhe procurarem pelo dito cujo resolveu mandar fazer uma placa para afastar os sarrabulhenses 

Comentários

  1. É uma região que Deus privilegiou...
    e as fotos não enganam e ajudam à tentação....
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Só fui uma vez a Ponte de Lima mas é dessa ponte que mais tenho recordações, é linda :)

    ResponderEliminar
  3. Lindas imagens! Há algumas de nossas cidades que herdaram essa arquitetura dos portugueses, mas nada como tê-las por todo lado.
    O sossego das paisagens bucólicas, o sol sendo bem aproveitado... Muito bom!
    O sarrabulho não conheço, mas gostei da plaquinha...rs!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto muito de Ponte de Lima é lindíssima. Parabéns pela reportagem.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Querida Alcina, ainda hoje passei em Ponte de Lima. Fizeste aqui, uma bela reportagem desta linda Vila :)

    ResponderEliminar
  6. Olá, Alcina, que belo passeio!Ponte de Lima é uma cidade linda e acolhedora. As tuas fotos estão muito bonitas e o texto muito bom, adorei a parte da reciclagem. Obrigada por partilhares.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. é na verdade uma vila muito bonita. Tem locais aprazíveis e a comida, como em toda a zona Norte, é mesmo em quantidade e qualidade.
    Gostei de a rever nas fotos que mostraste. E apontei o vosso "poiso" habitual por aquelas bandas, o qual não conhecia mas que me interessou.
    beijos

    ResponderEliminar
  8. Alcina,

    Que lugar maravilhoso, nunca tinha ouvido falar do local, mas a tal ponte parece que já vi em fotos... Adorei as fotos todas, em especial aquele quartinho, os móveis tão lindos. Já tive um armário como aquede da foto, com um grande espelho oval no centro, mais claro, antes de mudar vendi pois o danado era valioso e estava em perfeitas condições.

    A piscina também é uma coisa de louco. Ajuda a passar o tempo.

    Beijos,

    Claudia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares