A minha francesinha

Esta foi uma primeira tentativa de fazer uma francesinha cá em casa, aproveitei que estava só eu e o menino para experimentar e comecei por uma bem simples, só para ver se ficava algo parecido com o que eu conheço.

Francesinha é um prato típico e originário da cidade do Porto, em Portugal.

Em Abril de 2011 foi considerada pelo Aol Travel um megasite norte-americano sobre destinos turísticos e lazer, uma das 10 melhores sanduíches do mundo.

Uma das teorias sobre a origem do prato remonta-o ao contexto da Guerra Peninsular, afirmando que as tropas napoleónicas costumavam comer umas sandes de pão de forma, onde colocavam toda a espécie de carnes e muito queijo. À época, entretanto, faltava um complemento que os portuenses passaram acrescentar nas ditas sandes – o molho.

Actualmente, entretanto, parece haver alguma unanimidade em atribuir os créditos da criação do prato a Daniel David Silva, empregado do Restaurante A Regaleira na década de 1950. Tendo trabalhado em França, ao retornar a Portugal Daniel Silva criou a francesinha com base na tosta francesa, o "croque-monsieur", e daí o nome.

A francesinha é constituída por linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de carne de vaca ou, em alternativa, lombo de porco assado e fatiado, coberta com queijo (posteriormente derretido). É normalmente guarnecida com um molho à base de tomate, cerveja e piri-piri. Os acompanhamentos de ovos estrelados (no topo da sanduíche) e batatas fritas são facultativos.In Wikipédia


Receita propriamente não há, baseando-me no que já comi em restaurantes, fiz uma bem simples em que omiti muitos ingredientes e também as batatas fritas que normalmente acompanham, se já tem pão não precisa batatas... e só com

Pão de forma
salsichas
ovo estrelado
queijo
Fiambre
e o famoso molho que aqui foi mesmo á minha maneira.

Fiz uma bela Francesinha

Meti no fundo do prato uma fatia de pão de forma e por cima ás camadas,  fiambre, queijo, as salsichas partidas ao meio e mais pão e mais queijo e em cima um belo ovo estrelado que só meti depois de levar as camadas ao forno para derreter o queijo.

Por cima de tudo deitei o molho que foi feito com tomate, cebola e alho refogados e triturados, bem apuradinho com um pouquinho de vinho.

Para primeira viagem não correu mal, mas deu para tirar algumas conclusões e para a próxima tentar melhorar, o molho ficou delicioso, o queijo não foi a melhor aposta porque não derreteu muito bem, mas ficou aprovada.

Comentários

  1. Já não como há tanto tempo e apetece. É mesmo muito bom :)

    ResponderEliminar
  2. Olha eu adoro francesinha.
    Tenho uma no meu blog que o molho é muito bom.
    Se quiseres experimentar um dia...
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Passando pra fazer uma visita, deixar um oi e dizer que deve tá bom d+ isto amiga...

    bjks

    ResponderEliminar
  4. que delicia e que saudades.....
    bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  5. obrigado pela historia pois nao conhecia e fiquei a saber mt intresante bravo a tua tb esta mt boa de aspecto gostei mt bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares