domingo, 10 de novembro de 2013

Migas de grão com bacalhau

O refeitório do meu serviço ultimamente anda com muita inspiração para pratos novos, uma coisa de louvar, nos tempos que correm de crise e desmotivação, eles lá tentam agradar aos funcionários.

Uma das ultimas coisas que lá comi e que gostei bastante foram umas batatas recheadas deliciosas e estas migas/salada de grão como eles lhe chamaram, eu nem ia para comer a dita salada, porque pensei que seria grão cozido com de bacalhau desfiado, mas quando vi o aspecto pedi para trocar e gostei muito, tanto que já tentei reproduzir cá em casa e foi do agrado geral.

Grão cozido
Couve branca/coração ou outra
Broa de milho
Alho
Azeite
Bacalhau em posta ou desfiado
Ovos
Farinha

A receita hoje é meio trapalhona, porque fiz tudo a olho e não pesei nem medi nada, mas também tudo depende da quantidade que se pretende fazer.

Primeiro cozi o grão e reservei.

Entretanto levei ao lume a couve cortada em Juliana o mais fina possível em bastante água com sal, só mesmo para ferver.
Consegue-se partir a couve finíssima, se não se desmanchar o repolho, partindo só ao meio e depois em cima de uma tábua cortar fininho.

Depois cortei a broa em fatias para esfarelar de modo grosseiro, eu meti a casca e tudo.

Depois deste preparativos, piquei o alho que levei ao lume em bastante azeite, um dedo de altura no fundo do tacho, quando o alho já está a ferver bem, juntar a broa e deixar fritar um pouco e por ultimo envolver aqui a couve deixando harmonizar os sabores. Por ultimo juntar o grão e envolver.

Servi com bacalhau frito, podia ser frito em postas, mas eu preferi fazer de outra maneira, um sabor de infância que guardo na memória.

Bater os ovos com farinha para fazer um polme e envolver aí o bacalhau desfiado, eu usei migas de bacalhau demolhadas.
Depois é só fritar colheradas deste polme com o bacalhau 


e já está um prato diferente e muito saboroso.

3 comentários:

  1. Olha, adorei a sugestão, Alcina! Adoro grão e feitto assim, deve ser uma delícia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olha que ótima ideia, gostei!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar

Não passe sem deixar um miminho :)