Pêra em calda

Este ano decidi aproveitar pela primeira vez algumas das muitas pêras que temos sempre na quinta e que nunca aproveitamos, porque elas apodrecem antes de ficar maduras, é uma variedade que amadurece mais tarde e como não é tratada apodrece tudo.

Podia fazer doce, mas como cá em casa se comem poucos doces e os que faço acabo sempre por oferecer, decidi experimentar pêras em calda.

Experimentei primeiro com algumas, deixei repousar alguns dias e abri um frasco para experimentar para depois fazer mais se a coisa corresse bem e ficassem boas.
As pêras que utilizei são de uma variedade conhecida por cá como Pêras de inverno, é uma pêra bastante dura ou pelo menos enquanto não está bem madura e de sabor algo diferente, mas que fica muito bom assim em calda.


Pêras de inverno
500 gr Açúcar 
1 L Água


Estas quantidades são meramente indicativas, porque eu fui fazendo calda á medida que ia precisando para a quantidade de pêras que tinha, a proporção que usei na água e açúcar foi uma de referencia que me indicaram.

Primeiro descascar a pêra e cortar em pedaços do tamanho desejado, ir metendo em água para não oxidar e ficar negro.

Depois fazer a calda e . Pôr a ferver a água com o açúcar, não para fazer ponto, apenas para derreter o açúcar.

Meter nesta calda as pêras e deixar ferver 5 minutos, retirar para um frasco de boca larga esterilizado e seco, acabar de encher com a calda até tapar a fruta e tapar de imediato, a rolha deve vedar muito bem, ou daqueles frascos com borracha ou de metal.

Eu usei frascos reciclados, como se vê na fotografia, deve-se encher ao máximo com a pêra ou ele sobe na calda e fica no fundo muito liquido sub-aproveitado, porque temos que encher sempre o frasco com a calda ou não conseguimos tapar todas.

Levar estes frasco já fechados novamente ao lume, mergulhados até meio em água a ferver, durante mais 5 minutos, deixar arrefecer dentro da água.


Não sei se é a técnica perfeita, se há melhores processos para fazer fruta em calda, mas esta foi á minha maneira e parece-me que o resultado é bem satisfatório, o frasco que já abrimos estava muito bom, tanto na textura da pêra, como no sabor.

Comentários

  1. bravo elas estao super boas deve ser uma delicia parabens bj s bd

    ResponderEliminar
  2. Adoro fruta em calda, Alcina! A mãe do meu ex-marido fazia todos os anos e fazia como tu.
    è uma sobremesa deliciosa quando nos apetece alguma coisa doce e não temos, e tem a vantagem de ser fruta.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. ola vim agradecer por ter-me avisado pois nao sabia pois ainda nimguem me disse nada pois nao fui eu que meti esse anucio fico triste por saber que ha coisas assim nao sei o que fazer mas se souber me diga fico mt agradecida beijinhos e um feliz fim de semana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares