Bolo de amêndoa e ameixa

Fez 8 anos em Setembro que iniciei este blog, até a mim custa acreditar, ultimamente tenho andado meio ausente, porque não é uma tarefa muito fácil, rouba muito tempo e é preciso alguma disposição mental para escrever e passar as receitas.

Quando faço alguma coisa gosto de fazer bem feita e se no inicio quando criei o blog foi com intenção de ser uma espécie de livro de receitas, agora sinto alguma pressão por parte das pessoas que me visitam, pressão boa claro, as pessoas gostam de me seguir e gostam das coisas que eu trago, por isso não gosto muito de trazer coisas repetidas, só para encher, não gosto de trazer "comidinhas" só porque sim.
Só que não é fácil trazer sempre coisas novas e por vezes até fazemos coisas boas, mas as fotografias não dizem isso e fico sempre na dúvida se devo ou não por...

Gosto de receber e-mails das seguidoras a perguntarem se está tudo bem porque já não escrevo há muito, gosto das amizades que criei através do blog em portugal e no Brasil principalmente, algumas que conheci pessoalmente outras ainda não, mas é como se conhecesse, trocamos fotografias de filhos e netos, mensagens e falamos no mensager como se fossemos amigas de longa data é uma relação engraçada esta das amizades bloguistas :)

Gosto quando as minhas amigas me dizem que as suas mães também me seguem :) as mães... aquelas senhoras que cozinham sempre melhor que nós :)

Enfim é muito gratificante ter um blog :) e desta vez trago uma receitinha de um bolo que foi completamente adaptado de outra receita, dessa receita original, tem apenas umas ténues semelhanças o resto foi tudo inventado e adaptado.



4 ovos
90gr de manteiga amolecida
120ml de buttermilk
160gr de açúcar amarelo
150gr de farinha com fermento
80gr de amendoa moida
1c de café de canela
1 pitada de sal
1 chávena de ameixa cozida.


Preparar o buttermilk logo no inicio, pondo numa taça o leite com o sumo de limão ou vinagre para coalhar e deixar pelo menos 10min.

No robot de cozinha meter a borboleta no copo e bater a manteiga com os ovos e o acúcar durante 5min./40º/vel.4.
Juntar a amendoa, a farinha peneirada, o sal e a canela e envolver uns segundos na vel.4 até ficar homogéneo.
Juntar o buttermilk e misturar novamente na vel.4.


Pelo método tradicional, bater os ingredientes com a batedeira, pela ordem e ingredientes, tal como no robot, apenas bater antes as claras em castelo e envolve-las só no fim.

Onde entram as ameixas pergunta o público, pois já vamos ver. :) A ideia inicial era por em cima da massa antes de ir ao forno, só que a massa do bolo ficou tão liquida que resolvi meter o bolo no forno para cozer um pouco e depois com a porta entreaberta, colocar em cima e assim fiz.
Ameixa cozida porquê? se podiam ser frescas, bem o marido resolveu cozer na altura em que tinhamos muitas caseiras e não conseguiamos comer todas.

Levei ao forno em forma de tarte forrada de papel vegetal untado e polvilhado de farinha, para não virar ao contrário ao desenformar e sem o papel, na forma de fundo móvel teria escorrido tudo para fora.
No forno pré-aquecido a 200º durante 20min e depois coloquei a ameixa e deixei mais 10min.


O bolo ficou "enqueijado" não sei se pela porta aberta antes de acabar de cozer, ou se ficaria mesmo pela massa tão liquida... fica a duvida, o doce não entrou muito na massa por estar já cozida demais.
Mas ficou muito bom, excelente mesmo, a mistura de sabores e aromas é deliciosa.

A minha página de facebook quem já fez like :)

Comentários

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares