Paris-Brest com recheio de natas e morangos e Massa de Choux

Quem gosta de Massa de Choux?
Eu adoro :)

A massa de Choux é a massa que se utiliza para fazer vários bolos e bolinhos, os famosos profiteroles, eclaires, o famoso saint Honoré, o Paris Brest e outros.... é uma massa que à mão é um bocadinho chata para fazer, mas nos amigos robots de cozinha é um must, facílimo, é muito versátil, porque permite para além destes bolos doces fazer salgados.

Profiteroles já fiz muitas vezes, este tinha na ideia fazer há muito, acho um bolo bonito e como gosto da massa e do recheio que pensei, resolvi fazer agora que estamos na época dos morangos

O nome também é engraçado e fora do comum, Paris-Brest porque foi criado para comemorar os 20 anos da corrida de bicicleta Paris-Brest-Paris, a forma circular é alusiva ás rodas das bicicletas.
"De acordo com alguns livros de receitas, um cozinheiro com o nome de Pantarelli ou Pantanelli inventou a massa em 1540, sete anos depois que ele deixou Florença com Catherine de 'Medici e sua corte. Ele usou a massa para fazer um gâteau e chamou-lhe pâte à Pantanelli . Ao longo do tempo, a receita da massa evoluiu, e o nome mudou para pâte à popelin , que foi usado para fazer popelins, pequenos bolos feitos na forma de seios de uma mulher.
Então, Avice, um pâtissier no século XVIII, criou o que então eram chamados pãezinhos de choux. O nome da massa transformou-se em pâte à choux , pois os pães de Avice pareciam couves-choux em francês In Wikipédia" .
Este meu bolo teve dois percalços no caminho, na primeira fase, quando metia a massa com o saco de pasteleiro e o bico se desencaixou.... e como a massa é grossa e eu estava a carregar com força, a massa saiu a jato e logo o desenho que estava belíssimo, deixou de estar..... para além disso tive que por a massa toda, porque no desaire nem pensei que podia ter recolhido a massa novamente e começar de novo.
Por isso desenhei o bolo no papel com uma colher e usei a massa toda, pareceu-me grande, mas.... lá foi para o forno.

.....o bolo ficou enormeeee, nem tinha nenhum prato para por tamanha roda :) mas nada que não se resolva, parti a roda e fiz uma coisa muito mais bonita que o original :) até porque ninguém come o bolo inteiro :)


Paris-Brest receita do robot mais famoso do pedaço :)

250 gr de água
160 gr de farinha
100 gr de manteiga
1 colher de chá de sal
1 pitada de açúcar.
4 ovos


Primeiro coloque um recipiente sobre o copo da máquina e pese a farinha e reserve.
No copo da máquina meter todos os ingredientes excepto os ovos e programar 5min.100º vel.2
Adicione a farinha toda de uma vez e programe 15 seg vel.4
retire o copo da máquina e deixe arrefecer durante 20 min.

Coloque novamente o copo e com a máquina a trabalhar na vel.4 junte um ovo de cada vez, assim que o anterior estiver bem misturado.

Retire a massa e meta no saco de pasteleiro e deixe repousar mais 30 min.


De modo tradicional é exactamente igual, levar tudo ao lume e deixar ferver, juntar a farinha toda de uma só vez e mexer muito bem até a massa descolar das paredes do tacho  e depois de arrefecer, juntar os ovos e mexer bem até estarem todos muito bem incorporados.

Depois é só fazer um circulo com a massa num tabuleiro untado e polvilhado, ou em papel vegetal e ir andando á volta até ter o tamanho desejado.

Vai ao forno pré aquecido a 180º durante 15 minutos, depois baixa-se para 170 e coze mais 20 min.


Retirar deixar arrefecer e abrir ao meio para rechear com chantilly e morangos, pode ser outro tipo de creme ou recheio, fica bem também com recheios salgados.



Comentários

  1. Mesmo com esse percalço ficou com um aspecto óptimo!
    Para mim, marchava já um bocadinho...Só para partir ainda mais.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares