Saint-Malo a cidade dos corsários;roteiro Bretanha

Mais um dia e mais uma paragem no roteiro pela Bretanha, esta que é uma das suas cidades mais emblemáticas, uma verdadeira jóia, um dos principais pontos turísticos da Bretanha.

Logo à chegada a visão das imponentes muralhas é arrebatadora, assim como a primeira visão que se tem do alto, a cor da água é qualquer coisa de indescritível, porque quando se pensa em praias do norte nunca se pensa naquela cor, um verde esmeralda só imaginado em praias paradisíacas.







Imagem relacionada
Foto aérea para uma melhor ideia da cidade intramuros Imagem retirada do pinterest

É esta cor fantástica que dá o nome aquela costa Côte d'Émeraude. 



A cidade foi fundada no século I a.C. Os romanos fortificaram a cidade, e no século VI os monges irlandeses Brendan e Aaron estabeleceram um mosteiro na região. O nome da cidade vem do Santo Bispo Maclou.

As muralhas foram construídas no século XII pelo Bispo Jean de Châtillon.

No século XX, um bombardeio pelo 3º exército do general Patton, mesmo destruindo a resistência alemã, acabou por devastar a cidade, que demorou 30 anos para ser novamente restaurada.

Uma figura que está muito ligada à história desta cidade é Jacques Cartier, um marinheiro reconhecido pela descoberta do Canadá no século XVI.


"Durante a idade média, Saint Malo (Malouines) prosperou devido ao controle exercido no canal da mancha, ao forte comercio realizado em seu porto e a atividade de pirataria exercida por seus corsários (corsários são piratas que efetuam saques com consentimento real). Em 1700 as rotas comerciais dos corsários de St-Malo eram enormes, dentre os grandes feitos atribuídos aos Malouines podemos citar a descoberta e colonização das Ilhas Malvinas (1520) assim como a descoberta do Canadá pela esquadra comandada pelo corsário Jacques Cartier. Apesar dos Malouines serem orgulhosos e dizerem que não respondiam nem a França nem aos Bretões, os corsários de St-Malo eram fieis ao Rei da França que usava seus serviços sempre que necessário."

O intra-muros é o coração da cidade antiga, a principal atracção de Saint-Malo.
Os veículos são permitidos na cidadela, mas há pouco estacionamento, muitos peões e ruas estreitas, mas é muito tranquilo estacionar ao redor da cidade murada e explorar tudo a pé.

Há grandes parques a pagar fora das muralhas, com acesso directo às portas, para quem olha o mapa antes de ir e pensa que pode ser díficil pode ir tranquilo.

Nós deixámos o carro no Parking Saint-Malo Esplande Bourse P4 - EFFIA e entramos na grande muralha pela porte de Dinan, aliás foi desse lado que nós viemos, talvez daí o nome da porta.

Percorremos a muralha, pela esquerda, e vamos vendo as várias praias, a du Môle a de bons secours...




Dinard ao fundo




As pequenas ilhas com os seus igualmente pequenos fortes....







A natureza em estado puro, sem medos, um tempo infinito de aproximação e o medo que tão preciosa imagem se esfumasse, mas não.... ele permaneceu ali para mim e dezenas de outros turistas que nem respiravam para não afugentar o passarinho... lindo



Assim como a gaivota, completamente indiferente aos passantes, imponente e observadora






Os prédios mesmo encostados à muralha, onde por uma janela aberta se pode espreitar a vida dos residentes




As ruas estreitas que vamos espreitando da muralha, assim como de dentro das ruas vamos avistando ao fundo a muralha e as portas....









descemos na Porte Saint-Vincent


Passamos pelo antigo Castelo da Duquesa Anne, onde hoje funciona o Hôtel de Ville (Câmara municipal)




Fomos espreitar o barco pirata, há passeios organizados, mas como era época baixa, havia poucos, mas ainda encontrámos os piratas às compras.



Entrámos na vila antiga Intra muros por esta mesma porta e perdemo-nos nas ruas para almoçar numa das muitas explanadas que se encontram em praças encantadoras.

Como não podia deixar de ser os típicos Moulles frites, ainda que fora de época como nos disseram em alguns restaurantes, lá encontrámos um que tinha, pequeninas, mas muito saborosas.




Como chegar
Para quem partir de Paris  para Saint-Malo de transporte público, tem como opção o comboio TGV direto, da Gare du Lazare até a Gare Mont Saint-Malo. São mais ou menos 3 horas de viagem.

Para dormir tive alguma dificuldade em escolher, por não saber a distancia da cidade intramuros, pelo mapa tinha alguma dificuldade, depois de estar lá, percebi que fora dos muros a cidade é muito grande e o ideal é ficar por perto, para quem não tiver carro.

Há muita oferta e a preços simpáticos, há por ex vários Ibis, para quem for fã desta cadeia, há varios e de todas as gamas, e a várias distâncias do centro. deixo esta lista que seleccionei.
 ibis Styles Saint Malo Centre Historique 
 Hotel De France et Chateaubriand 
Hôtel Cartier 
Maison Vauban - Hotel St Malo 
 ibis Styles Saint Malo Port 

O roteiro todo que fiz está aqui👈 passem lá para ver tudo
Para mais novidades e fotos
Passem lá nos meus sítios e deixem um like, sigam, comentem.... o que quiserem👇👇
Cininha💖💖
Instagram💖💖

Comentários

  1. Que lindas fotos. Adorei a foto reportagem!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares