Pão de trigo e milho

Pão sem amassar ou artisan bread.
É um pão que faço tantas vezes e a última receita que deixei já foi há tanto tempo que quando me pedem a receita e digo para verem aqui nem a encontram.
É um pão muito fácil e que resulta na perfeição. 
A receita é a base para outras alternativas, este por ex tem 100gr de farinha de milho, ou seja 900gr de trigo e 100gr de milho, mas pode ser centeio ou integral e a percentagem pode ser diferente.
1kg de farinha tipo 65 sem fermento
700 ml de água
1 colher de sopa de fermento biológico seco
Ou 10 gr de fermento fresco.
1 colher de sopa de sal (eu corto bastante)

Numa taça grande colocar o fermento e a água morna e mexer bem para dissolver.

Juntar a farinha e mexer com uma colher de pau desde o centro, até toda a farinha das bordas ser incorporada juntar o sal e mexer mais um pouco 

Deixar levedar tapado, á temperatura ambiente durante duas horas, depende da temperatura ambiente, no inverno demora mais um pouco.

Esta massa está pronta a ser usada ou pode ser refrigerada e aguenta vários dias no frigorífico.

Quando for para ser usada, polvilhar a superfície com farinha e retirar a quantidade de massa que desejar, cortando com uma tesoura ou faca, tender umas bolas e colocar sem mexer muito em cima de uma superfície enfarinhada e deixar descansar/levedar mais 40 min. 
Levar ao forno pré-aquecido dentro de uma panela de ferro ou num tabuleiro normal se não tiver a panela, sempre polvilhado com farinha.
O forno deve estar pré aquecido a 230º, mas quando se mete o pão baixa-se um para 180-200º para não dourar tão rápido.
Se for na panela está tem que se meter no forno a aquecer antes e na hora retirar, meter dentro a massa do pão em papel vegetal, levar ao forno tapada em forno a 250° 20 min. Depois retirar a tampa e baixar para 200° e deixar até estar cozido e dourado, pelo menos mais 20 min. 
Deixo as fotos do pão, o primeiro cozido na panela fechada e os dois últimos no tabuleiro do forno com a malga da água dentro do forno para criar humidade.
Vale a pena demorar o dobro do tempo para ter um pão com a côdea mais estalada? Só por ficar mais bonito porque o sabor é exactamente o mesmo ❤️deixo a sugestão para experimentarem e dizerem como ficou.

Comentários

Mensagens populares