Egipto eterno - Alexandria bem a norte

 Visita a Alexandria

No pacote de viagem pelo Egipto estava incluída uma visita a Alexandria.
Um percurso longo e cansativo, porque foi feito de autocarro, saída muito cedo para percorrer 250km

Pelo caminho fizemos uma paragem para visita do Mosteiro Wadi el Natrum, mosteiro cristão ortodoxo, perdido no meio do nada, onde pudemos assistir a parte de uma cerimónia (missa?).
Tivemos direito a visita guiada por um monge que nos abandonou a meio, porque dizia o nosso guia, não resistiu a tanta beleza junta :) não sei se é verdade, porque o guia era muito brincalhão, mas o isolamento é notório...


Para nos receber este monge e os meninos andavam a lavar o chão com um líquido de cheiro muito forte que alguém do grupo disse ser creolina, talvez para desinfetar a zona....


O nosso guia a desistir a meio....


Seguiu-se uma visita panorâmica da cidade de Alexandria e das catacumbas e teatro romano.
Pela influência do mediterrâneo a cidade tem muitos vestígios romanos



Uma cidade muito mais moderna e europeizada que o sul.


"A Biblioteca de Alexandria (em grego clássicoΒιβλιοθήκη τῆς Ἀλεξάνδρειας; em latimBibliotheca Alexandrina) foi uma das mais significativas e célebres bibliotecas e um dos maiores centros de produção do conhecimento na Antiguidade. Estabelecida durante o século III a.C. no complexo palaciano da cidade de Alexandria, no Reino Ptolemaico do Antigo Egito, a Biblioteca fazia parte de uma instituição de pesquisa chamada Museu. in wikipédia"
Claro está que a que visitámos foi a moderna, porque a antiga já não existe.
Esta biblioteca de Alexandria nova, é uma obra de arquitetura moderna imponente, tornou-se uma referência no norte da África. Não somente um mero local de armazenamento de livros, a edificação abriga museus, auditórios, laboratórios e um planetário. Salas de leitura altamente informatizadas com um sistema de janelas que dispensam qualquer luz artificial durante o dia. Visitámos também duas exposições permanentes e uma temporária.
Edifício lindissimo





Na parede exterior do edifício da Biblioteca, encontramos desenhados todos os alfabetos do mundo inteiro










Visita dos jardins do palácio do Rei Faruk.


E regresso ao Cairo para continuação do circuito.

Comentários

Mensagens populares