Egipto eterno -Viagem pelo sul

Depois do Cairo e da visita a Alexandria, rumámos ao sul.

Abu Simbel 

Num voo interno fomos directo do cairo para Abu Simbel e pelas 9h da manhã já tinhamos esta visita feita.

O templo grande de Ramsés II e pequeno dedicado a Nefertari.

Templos salvos pela UNESCO das águas do lago artificial do Nilo, foram desmontados e recolocados numa quota mais elevada.
A imensidão do lago, o calor e o silencio ainda que povoado por montes de turistas é uma coisa transcendental, faz-nos sentir uma energia que revigora.








Depois de visitados os templos e de algum tempo livre para usufruir da zona.

Fomos para Assuão de autocarro em “convoi” com escolta durante 3 horas pelo deserto, para acomodação no barco que nos levaria num cruzeiro pelo Rio Nilo durante 3 dias.


Passagem pela grande barragem de assuão, pudemos caminhar a pé em cima da barragem, mas não pudemos tirar fotos lá e cima.... só assim de lado....



Cruzeiro pelo Rio Nilo

Este cruzeiro no Nilo, ainda que os barcos não sejam Top nem com muito luxo é uma experiência única.






Navegar por estas águas calmas é uma experiência inesquecível.

 Nilo uma maravilha da natureza, com uma energia positiva indescritível, a grandiosidade o calor, o deserto mesmo ali ao lado e principalmente o silencio.... apenas quebrado pelo movimento da água, aqui e ali pelos sons das mesquitas, ou das pessoas que vivem na margem e se agitam para acenar aos barcos







Mausoléu de Aka kan 
Este edifício n a encosta do Nilo é o túmulo do sultão Mahommed Shah, Aga Khan III, que morreu em 1957.
Sua construção foi um pedido de sua esposa, Umm Habiba, que também está enterrada no mausoléu. Foi ela que iniciou a prática que é mantida até os dias de hoje, de colocar uma rosa vermelha no túmulo do Aga Khan todos os dias.


Pedras elefantinas


O hotel onde Agatha Christi esteve alojada quando escreveu a Morte no Nilo


Visita ao Templo de Filae dedicado à Deusa Isis, situado atualmente na ilha de Elgika, porque também este foi desmontado e transportado por causa da subida das águas do Nilo e da barragem de Assuão.
visita feita em barcos mais pequenos.

Aqui mais uma vez o calor, o silencio, e a magia dos templos.







Continuação do passeio de barco pelo rio até uma Prainha para os corajosos apanharem o meio de transporte alternativo o Camelo, para a aldeia Núbia.




Os menos corajosos e as grávidas, continuaram de barco até a aldeia núbia, para conhecer este povo, o mais antigo do Egipto e os seus costumes, beber um chazinho de hortelã, ver os crocodilos e fazer umas tatuagens e conviver com este povo simpático.


Visita aos grandiosos templos de Kom-ombo,

 Edfu 


e de Luxor 


Visita do imponente templo de Karnac dedicado a Amon com a carneirada toda em filinha, onde deve haver alguma energia estranha, porque todas as fotos deste templo ficaram desfocadas….
 








Visita a uma fábrica de alabastro para comprar…


Vale dos Reis e das Rainhas 

Para visitar os túmulos com as suas pinturas de cores fabulosas altamente bem conservadas e passagem pelos Colossos de Memnon.



Dentro dos túmulos completamente impossível tirar fotos, recomendação do guia, deixar as máquinas cá fora, para não haver tentações e alguém ver as suas fotos apagadas pelos seguranças...





Templo do famoso faraó Tut Ankh Amon fechado, só visitável por marcação e por pessoas ilustres.


Muitas mais fotos haveria, muito mais a dizer, mas o espaço é curto.
O que realmente vale a pena dizer é que é uma viagem imperdível, conhecer uma cultura milenar, um povo tão simpático e acolhedor e entender a expressão "faraónico"

A VIAGEM

Comentários

Mensagens populares