Geleia de marmelo

Esta geleia foi feita com base numa do livro Doze meses de cozinha, só que eu como raramente consigo seguir uma receita à risca, com excepção para os bolos, inventei e não saiu mal.

Mas segui a receita tal como no livro, só saltei um passo, em vez de fazer duas fervuras/extração dos marmelos, fiz só de uma vez e ficou óptimo.

Utilizei marmelos mesmo, ao contrário do que costumava ouvir que as pessoas faziam a geleia com os caroços dos marmelos. 


1kg marmelos
1,5 litro de água 
400 a 450 gr de açúcar

Então coloquei os marmelos lavados e cortados aos pedacinhos numa panela a cozer com a água durante 45min a 1hora, depois coa-se o liquido por um pano sem espremer para a geleia ficar transparente e não turva.

Uma diferença da receita original é que aconselha fazer a operação anterior por duas vezes, uma com um litro de água e a segunda com o meio litro restante.

Depois coloca-se este liquido numa panela e leva-se a ferver em lume forte durante 10 min com o açúcar, e este calcula-se 400 a 450 gr por cada 5 dl de liquido obtido.

No fim desliga-se e retira-se a espuma que se formou com uma escumadeira e transfere-se a geleia para frascos de vidro.


A geleia feita desta maneira fica com uma consistência deliciosa, mais sólida do que a habitual feita com os caroços, pelo menos a que eu costumo ver.
Uma técnica que eu uso, para que a geleia e todas as compotas em geral não ganhem fungos nem se estraguem é deitar o doce no frasco logo a ferver com cuidado para que este não estale e coloco logo a tampa (que deve ser de metal) e enrosco muito bem, o que vai criar um vácuo dentro do frasco, quando arrefece e aí ouve-se um estalinho, fica como se fosse de compra.

Like 👉Cininha💖💖




Comentários

  1. Que boas sugestões para a geléia da marmelo. Gosto mais do que de marmelada mas, confesso, que não tenho o hábito de fazer.
    mas vou passar esta receita para aqueles na na família têm essa tarefa!
    Gostei muito. Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Olá Alcina, vim agradecer e retribuir a visita, gostei de ver que não sou a unica que faz geleia com os marmelos inteiros.

    Beijocas e boa Páscoa

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela visita e pelos comentários tão simpáticos...bjinhos ;-)

    ResponderEliminar
  4. Olá Alcina, vim visitar o seu blogg
    e gostei está muito bonito.
    Boa noite e bom Carnaval.Maria Santos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares