Bolachas de cerveja

Estas bolachas não sei se se podem considerar tipicas da covilhã, mas a verdade é que nunca vi noutros sitios e lá vendem-se nas pastelarias como bolo regional.

Tenho esta receita já há muitos anos e como nunca tinha feito na minha casa, achei que estava na altura de experimentar.

1 cerveja preta 33cl

250 gr de manteiga

Farinha e açúcar q.b.

Deita-se a cerveja numa taça grande e junta-se a manteiga derretida.

Depois vai-se juntando farinha e mexe-se com uma colher de pau até se começar a descolar da taça, depois tem que se meter mão á obra e amassar, a quantidade da farinha é a suficiente para se conseguir estender a massa muito fininha.

Eu fiz só metade e no fim pesei o pacote e penso que gastei mais ou menos meio kilo

Depois vai-se esticando porções de massa o mais fininho que se conseguir, com o rolo e corta-se como se quiser, lá na covilhã usa-se cortar rectangulos grandes, eu comecei por cortar redondas com um copo e acabei a cortar quadraros, estrelinhas e afins....



No fim de cortadas as bolachinhas polvilham-se com açucar e vai a cozer em tabuleiro que não precisa ser untado, cozem muito rápido, é só esperar que começem a ganhar uma corzinha dourada, para ficarem mais estaladiças.

Se ficarem grossas ou não ficarem douradas ficam com a consistencia das bolachas de água e sal, em vez de estaladiças.

Comentários

  1. Muito interessantes estas bolachas.
    Não conhecia

    Bj

    ResponderEliminar
  2. Muito diferente! Nunca provei.
    Adorei a receita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito destas bolachinhas...estão lindas...beijinhos doces

    ResponderEliminar
  4. Que lindas bolachinhas, tenho que experimentá-las.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. devem ficar realmente muito boas.
    só fiquei com uma dúvida: que quantidade de açucar se deve utilizar?

    ResponderEliminar
  6. Gostei bastante da receita! Fiquei com vontade de experimentá-la! Beijinhos gulosos.

    ResponderEliminar
  7. Alcina gostei destas bolachinhas..
    o sabor da cerveja não é muito intenso???

    bjinho!

    ResponderEliminar
  8. Olá Lindas ;-)

    Obrigado pelos comentários, quanto ás perguntas que me fizeram, Risonha, o açúcar é a gosto, basta polvilhar, porque na massa não se põe nada.
    Janeca, quanto ao sabor a cerveja, eu não noto nada, dei a provar a umas amigas e uma disse que sabia acerveja depois de eu dizer que tinha...

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  9. Uma duvida: quando diz que fez apenas meia receita significa que usou apenas metade da manteiga e da cerveja referido na receita?

    Cumps
    Maria Dolores

    ResponderEliminar
  10. Exactamente Maria Dolores, esta receita foi feita e escrita em 2008 e já não posso dizer excatamente o que fiz, mas se digo que fiz metade da receita é porque dividi tudo a meio, quando faço uma coisa pela primeira vez e tenho dúvidas por vezes faço isso, assim o prejuízo não é tanto e a quantidade toda dá para muitas bolachas :-)mas posso garantir que ficam boas :-) bjs

    ResponderEliminar
  11. O meu marido comprou um destes dias duas ou três bolachas de cerveja, numa pastelaria aqui na parvónia, para eu provar. E quando digo duas ou três, não estou a brincar! cada uma, com cerca de dez gramas, custa 50 cêntimos, quase ao preço do caviar!!
    Vou experimentar a sua receita, achei que as bolachinhas são muito agradáveis, mas não me 'apetece' sustentar burros a pão-de-ló ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares