sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Doce de tomate

Adoro esta época do ano, em que há montes de fruta e não só para fazer doces e compotas, primeiro porque gosto de os comer e depois como não conseguimos os dois comer os kilos de doce que faço, para oferecer.

Este doce de tomate foi feito com uns tomates que me deram e que não são os mais proprios, porque tem muitas sementes e sumo, mas para o caso servem na mesma e o doce ficou uma delicia, talvez não muito bonito por causa das sementes.

1kg de tomate descascado
600 gr de açúcar amarelo
2 paus de canela
casca de um limão

Tudo ao lume a ferver em lume brandinho até ganhar uma certa consistencia e ponto.
E esta quantidade de tomate, só deu o produto final que está á vista.

O pãozinho caseirinho foi feito pela minha sogra, que apesar de ter já 80 anos ainda coze umas fornadas de pão que até assusta vêr amassar aquilo tudo.


7 comentários:

  1. Que belo docinho e nesse pão...ai Jesus...beijinho

    ResponderEliminar
  2. Nunca imaginei doce de tomate kkk
    Ficou lindo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. ai Jesus!!! pão caseiro e doce de tomate também caseiro é um dos meus lanches preferidos.
    por acaso tenho tanto tomate em casa que acho que deveria fazer um doce...
    mas ando com vontade de o fazer na máquina de pão.

    ResponderEliminar
  4. È a primeira fez que vejo falar em doce de tomate, mas adorei deve ficar bem suave...

    abraços

    ResponderEliminar
  5. Olá nana e graciele, cá em portugal o doce de tomate é muito vulgar e fica muito bom.
    Deve ser feito com um tipo de tomate mais carnudo e sem tantas sementes e sumo, um que tem uma forma de coração.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. adorei encontrar aqui esse doce de tomate!
    é que me lembra a infância e um doce delicioso que era feito com os tomates apanhados no quintal!
    uhm... que saudades!
    e é um doce que adoro!
    obrigado por reavivar essas lembranças gostosas!

    ResponderEliminar
  7. Adoro doce de tomate e este ficou lindo.
    Este ano não fizemos porque eu enquanto não acabo com ele não descanso...e não há dieta que aguente. :)
    Optei por comprar um doce de tomate bio feito com frutose. Mas um dia destes aventuro-me a fazer um doce/compota com adoçante ou açuçar light para ver como fica.

    Um abraço.
    Susana

    ResponderEliminar

Não passe sem deixar um miminho :)