Bacalhau d`Horta

Este bacalhau d `horta é uma coisa que se faz muito lá na Covilhã e a minha mãe fazia quando eu era mais nova, mas agora com a pouca paciência que anda, quando lhe disse ao telefone que ia levar uma abobora para ela fazer disse-me logo que não, porque não pode comer fritos....eu levei na mesma e ela lá me fez os ditos cujos pasteis e posou para a fotografia e tudo hehehe.

Deste bacalhau d`horta eu tinha uma vaga ideia como se fazia, mas já agora quis tomar apontamento para a posteridade, o apontamento foi mais ou menos a olho, porque quando dei conta ela já tinha deitado a farinha do pacote e tudo, nem uma colher nem nada para medir....
Então afinal o que é isto hehehe!!!!
Pasteis feitos de chila/gila.
































1 Abobora chila/gila
4 ovos
Um raminho de salsa
2 ou 3 colheres de farinha
Sal q.b.

Como se faz:
Parte-se a abobora e retira-se a casca e as sementes, parte-se aos bocadinhos e vai a cozer em água temperada com sal, coze em 20 min mais ou menos.

Escorre-se para um escorredor e deixa-se um bom bocado até escorrer muito bem toda a água e arrefecer, entretanto pode-se ir mexendo com uma colher de pau, ajuda a escorrer melhor e a desfazer os pedaços que ainda não estão. Fica tudo em fios.

Depois partem-se 4 ovos para uma taça, junta-se a abobora bem desfeita, pode-se aproveitar aqui para desfazer á mão mais algum pedacinho mal desfeito.
Junta-se uma boa mão cheia de salsa bem picadinha.

E junta-se a farinha, o suficiente para ligar a massa como nas pataniscas, a minha mãe deitou para esta quantidade o correspondente a duas colheres bem cheias, isto para ficar uma massa molinha.



Mistura-se tudo muito bem com uma colher de pau.

Depois é só moldar os pasteis com a ajuda de duas colheres de sopa para que os fios não fiquem á solta, o que iria originar fios torrados, fritar em óleo bem quente virando quando estão douradinhos.


Depois de fritos colocam-se numa travessa sobre papel absorvente, ou ficam com muita gordura por fora, mas por dentro, não sei se por ser vegetal, não absorvem gordura nenhuma.
Com a quantidade mencionada deu estes pasteis que estão em baixo.
Estes quer dizer menos um ou dois que fomos provando enquanto se fritavam os restantes hehehe


Ficam uma delicia e quem gostava muito deles era o meu pai, que agora comeu, mas já não sabe o que comeu :-(
Nota: Como curiosidade, costuma-se ouvir dizer que a chila não se pode partir com uma faca ou o doce ganha sabor de peixe, não sei se é verdade e também não sei se é por isso que se chama a estes pasteis de bacalhau de horta, eu para os pasteis cortei e descasquei com uma faca.

Comentários

  1. Este título faz uma certa confusão :) Bacalhau da horta que afinal é feito com abóbora chila he he
    Nao sei mas fiquei com a ideia que deve ser maravilhoso ;)

    ResponderEliminar
  2. nao conhecia mesmo... que boa mamá que tens ;-) gostava de provar um!!! beijocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares