Bacalhau com natas com batata cozida

Desde que vi no blog da Susana que este bacalhau se podia fazer com batata cozida fiquei encantada, porque é um prato que não fazia cá em casa, porque por principio não faço fritos.

Vai daí meti mão á massa e lá fiz o dito, introduzi algumas alterações que o deixaram menos light em relação ao que ela fez, mas só porque não tinha natas light.
A receita base dela com as minhas alterações.


3 postas de bacalhau demolhado
2 cebolas
4 dentes de alho
1 folha de louro (não meti)
2 colheres de sopa de azeite
1 cenoura ralada (também não meti, porque me esqueci)
600g de batatas
Sal e Pimenta q.b.
200ml de natas light(usei das normais)


O molho bechamel usei do da parmalat já pronto
Adicionei Pão ralado para polvilhar antes de ir ao forno.

Então em primeiro lugar dei uma fervura ao bacalhau e depois de arrefecer um bocadinho foi só escolher as espinhas e peles e desfiz em lascas.

Entretanto piquei a cebola e os alhos e levei a alourar no azeite e depois de estar tudo meio transparente juntei o bacalhau e envolvi.

As batatas como ela dizia que tinham que ser do tipo que não se desfaz muito tive medo que as minhas se desfizessem e cortei os cubos maiores e levei a cozer em água temperada com sal, para a próxima corto mais pequenos e deixo menos tempo a cozer, fica mais uniforme no fim o resultado.

No fim de cozidas, mas não demasiado, juntei ao bacalhau e temperei com a pimenta e meti tudo num tabuleiro de ir ao forno.

Juntei meio pacote de molho bechamel com um pacote de natas, deitei por cima e polvilhei com pão ralado.

Levei ao forno durante mais ou menos meia hora e ficou muito bom, embora eu seja mais critica do que a Susana, notei a falta das batatinhas fritas, mas gostei e voltarei a repetir.


Comentários

  1. Também nunca fiz o dito com batatas cozidas!!!Mas também deve ficar muito bom e evita-se os fritos.Beijinhos carinhosos

    ResponderEliminar
  2. Acabei de jantar, mas ainda há espaço para umas garfadas desse bacalhau delicioso! :)

    ResponderEliminar
  3. Deve ser diferente do tradicional, claro! Mas tem tão bom aspecto como o outro :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Alcina,
    vou pedir-te um favor: Trata-me por tu. Eu sei que não nos conhecemos pessoalmente, mas eu não sou de muitas formalidades, sou muito jovem :) (tenho 30 anos) e o meio dos blogs é muito informal. Como tal, eu tomei liberdade de te tratar por tu (se não gostares diz). Peço que que trates por tu também.
    Agora vamos à MFP. Eu sou fã. Foi uma prenda de Natal, ainda não me aventurei muito. Mas o que fiz gostei. Não nos dá trabalho nenhum. É só colocar lá os ingredientes, ela faz o resto e podes ter sempre pão fresco. Depois é só passar um paninho e voilá...pronta para outra utilização. Os pães não são iguais aos de compra, mas também não têm adictivos para melhorar o sabor ou conservar.
    Relativamente ao bacalhau, ficou com um óptimo aspecto. Apesar de preferires as batatas fritas pensa como eu...esta receita é mais saudável, podes fazer com mais regularidade. Ocasionalmente, faz a versão com batatas fritas.
    Por hoje é tudo.
    Beijinhos.
    Susana.

    ResponderEliminar
  5. Ficou lindo...tb costumo fazer com batata cozida...beijinho

    ResponderEliminar
  6. Nunca tinha visto bacalhau com natas com batatas cozidas...Hei-de experimentar!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Oi Alcina, obrigada por visitar meu blog, querida. A Susana tem receitas excelentes, e você reproduziu lindíssimamente esse bacalhau com natas... adorei!
    Bjo grande,

    Mari

    ResponderEliminar
  8. Olá. Bom dia
    É efectivemente um bom Prato eu tambem tenho uma quase identica.
    Desejos de um bom fim de semana
    Comprimentos
    Miguel

    ResponderEliminar
  9. o meu bacalhau com natas foi sempre com batatas cozidas, nunca aprendi a fazer de outra forma...
    e agora fizeste-me lembrar que há muito tempo que não faço.

    ResponderEliminar
  10. Olá todas, obrigado pelos comentários, para as meninas que nunca experimentaram podem faze-lo á confiança, porque fica muito bom.
    Susana fica a correcção feita porque eu também não sou muito de formalidades, só não gosto que me achem abusadora:-)Quanto á máquina do pão já está cá em casa agora vamos lá vêr o que vai dar!!
    Puro amigo, obrigado pela visitinha e pelos comentários.
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares