Os ninhos que sairam bolachinhas

Vi estes biscoitinhos no Sabor Saudade da Claudia e gostei tanto do aspecto que resolvi logo fazer, porque o meu menino adora bolachinhas com chocolate e ainda nunca tinha feito para ele.



Vai daí metemos mãos á massa e lá fomos os dois para a cozinha, já que ele adora ajudar, o resultado não foi bem o esperado, mas o sabor ficou muito bom.

A receita passo integralmente a que vem no blog da autora e assinalo a rosa as minhas alterações

125 gramas de manteiga em temperatura ambiente
1 copo de 250 ml de açúcar
1 copo de 250 ml de farinha de trigo
1/2 copo de 250 ml de cacau em pó, usei chocolate, porque não tinha cacau!!
1 clara (receita pede 1 gema)
1 colher de chá de extrato natural de baunilha, usei açúcar baunilhado, era o que tinha
1 colher de sopa de iogurte (receita pede creme de leite)
Açúcar cristal para enrolar
Gianduia para rechear, acabei por não fazer!!

Aqueça o forno a 180C e forre duas formas grandes com papel manteiga.

Numa taça grande bata a manteiga com o açúcar até formar uma mistura bem cremosa.
Adicione a clara (ou gema), a baunilha e o iogurte (ou creme de leite) e continue batendo até incorporar.

Numa outra taça peneire a farinha, o cacau e o sal.


Adicione a mistura de farinha à mistura de manteiga, aos poucos, misturando uma colher de pau, se preferir use o processador ou batedeira, mas eu uso apenas a colher de pau.




A mistura vai ficar bem grossa. Quando tudo estiver incorporado e tiver formado uma massa bem macia, faça bolinhas com uma colher de chá, enrole com as mão, passe no açúcar cristal e coloque na forma com 2 a 3 cm de espaço entre cada.

A minha massa ficou macia, mas pegava-se muito ás mãos, pelo que tive que as untar e tive que ser eu a fazer as bolinhas todas para desilusão do pequeno que estava mortinho para meter as mãozinhas e principalmente provar hehe

Com o dedão ou um cabo de colher faça um buraco no meio da bolinha formando uma covinha, ou uma espécie de ninho, eu só fiz na primeira fornada, que ficou assim.

Não faça um buraco fundo demais para evitar quebrar os biscoitos.

Asse os biscoitos a 180 graus por 10 minutos e então inverta a posição da forma dos biscoitos no forno e reforce os buracos na massa que vão inflar no forno.

Asse por mais 5 ou 8 minutos até que estejam levemente resistentes ao toque.

Se os biscoitos tiverem crescido demais refaça os buraquinhos de novo com o dedo ou com uma colher antes de levar os biscoitos de volta ao forno para assar até que estejam durinhos ao toque.
Esta parte eu já não fiz, porque a massa espalhou ao cozer e ficaram umas bolachinhas bem fininhas, sem qualquer hipotese de fazer covinha, por isso deixei mais dois minutitos e retirei do forno.

Ficaram um bocadinho doces demais, por causa do chocolate, porque eu com medo que a coisa não desse certo se lhe retirasse açúcar meti a quantidade toda, mas ficaram com um sabor bem original, deve ser pela mistura da baunilha ao chocolate.

Comentários

  1. Apesar de tudo ficaram com um aspecto maravilhoso Alcina!
    Beijinhos doces *.*

    ResponderEliminar
  2. mesmo!! apesar de tudo ficaram fantásticas!!! parecem bolachinhas de capa de revista!! GOSTEI MTO alcina!!

    ResponderEliminar
  3. Olha, acho que ficaram muito bem, e com um ajudante desses que maravilha.
    Espero que esteja tudo bem com voçes.
    bjsss

    ResponderEliminar
  4. podem ter virado bolachas mas acho que viraram bem he..he...
    ficaram lindas mesmo assim!
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Estão lindas.. e devem estar uma delicia!
    beijinhos (*.*)

    ResponderEliminar
  6. Amei...
    Deve ser muito saboroso


    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  7. Apesar de tudo, salvaram-se os biscoitos. De vez em quando é preciso adoçar a vida :)

    ResponderEliminar
  8. Apesar de tudo ficaram bem bonitos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. que delicia de bolachinhs!!! ficaram lindas e redondinhas!!
    beijo

    ResponderEliminar
  10. Alcina,

    agora você me surpreendeu, não entendi por que os ninhos abriram desse jeito. Talvez a massa tenha ficado macia demais? Eu estou totalmente surpresa pois os meus nunca ficaram nada parecido com esses. O miolo dá uma inflada e é preciso retirar no meio do caminho e pressionar a covinhas, mas abrir totalmente eu não entendi mesmo.

    Dê uma checada na receita original, da Martha Stewart, que tem um vídeo ótimo.
    http://www.marthastewart.com/recipe/chocolate-thumbprints-my-home?rsc=also_try

    Beijos,

    C.

    ResponderEliminar
  11. Umas belas bolachinhas...eu comia molhadinhas no leite morno...hummm!
    As da Cláudia também me agradam, mas a verdade é que comigo marcha tudo o que tiver xiclate! hehehe:)

    ResponderEliminar
  12. Não importa se não era pra ser bem isto, o que importa que mesmo como biscoitos ficaram ótimos...

    bjsssssssssss

    ResponderEliminar
  13. O que importa é que ficaram gostosos não Alcina?! beijos.

    ResponderEliminar
  14. As bolachinhas ficaram muito bonitas e parecem muito apetitosas! Também só podia!! Com um ajudante desses, não é?! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. Amo! Não fico muito tempo sem uns biscoitinhos de chocolate!

    ResponderEliminar
  16. Não ficaram iguais, mas estão com muito bom aspecto, parabéns ao ajudante.
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Claudia, pois eu também não sei o que aconteceu, a massa estava efectivamente macia demais, mas eu medi as quantidades exactas, porque nos doces normalmente não facilito, mas o sabor é excelente :-) a já se comeram todas por isso valeu na mesma ;-)

    Meninas obrigado pelos comentários, pois o ajudante é muito bom a segurar a batedeira, mas tenho que estar sempre a alertar para não meter os dedos, provar é só no fim mas é dificil hehe

    Bjs

    ResponderEliminar
  18. pod nao tecorrido pelo melhor mas esrtao com um aspecto muito bom.
    estao a chamar por mim:-)
    beijinhso e bom fim de semana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares