quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Tarte de coco

A receita vem nos livros da manteiga mais famosa cá do burgo, que diga-se tem umas receitinhas muito boas, sempre gostei muito dos livros e revistas desta manteiga, as receitas são normalmente facilmente exequíveis e saem sempre bem.

Durante muito tempo, comprava as revistas da mesma, porque trazia sempre coisas que experimentava, agora deixei de comprar, com os sites desta e outros á distancia de um clik, não vale a pena comprar, principalmente pelo espaço que ocupam e pela dificuldade de consulta, nunca sabemos em que revista saiu isto ou aquilo, de que gostamos quando a comprámos!!! por isso cansei de comprar revistas!! e quando preciso algo, consulto aqui e acoli, comodamente nos meios ao meu alcance, muito mais eficiente na procura.



200 g de farinha
75 g de açúcar
100 g de margarina
Vaqueiro 1 ovo
Para o recheio:
400 g de açúcar, (meti só 300gr)
1 dl de água
1 limão
125 g de coco
4 ovos

Misture a farinha com o açúcar, junte a margarina Vaqueiro em bocadinhos e trabalhe em areia com a ponta dos dedos.

Junte o ovo e amasse até ligar todos os ingredientes.



Forre o fundo e os lados de uma forma de tarte com a massa e deixe repousar enquanto prepara o recheio.



Leve ao lume o açúcar com a água, o sumo e a raspa da casca do limão. Eu reduzi o açúcar, porque a primeira vez que fiz ficou doce demais e assim sabe mais ao limão.

Deixe ferver durante 5 minutos.
Numa tigela, deite o coco e os ovos e misture bem.

Adicione a calda de açúcar em fio, sem parar de mexer.

Deite o creme na tarte e leve a cozer em forno médio (180º C) durante cerca de 45 minutos, eu deixei só 35, fica mais cremosa, tipo quindim.

Desenforme depois de fria.

16 comentários:

  1. Alcina querida, sua tarte parece maravilhosa!! Tem um excelente aspecto, e coco é muito gostoso... :)
    Bjo grande,

    Mari

    ResponderEliminar
  2. Adoro tudo que tenha coco e esta tarte comeria com prazer tambem,bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu vou ter que fazer.. porque já vi algumas tartes de coco hoje e como adoro fiquei com água na boca :D
    beijinhos (*.*)

    (não é preciso foto do interior..dá para babar na mesma :D:D)

    ResponderEliminar
  4. as receitas mais simples são, muitas vezes as que melhor resultam. Também tenho alguns livros da Vaqueiro e t~em receitas que saem sempre bem. Esta tarte é fabulosa! adoro coco.
    E já agora: parabéns à aniversariante.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Consigo identificar perfeitamente o sabor dessa tarte, pois temos uma tia que faz exactamente dessa forma e só tenho a dizer que é maravilhosa, nós adoramos!
    Beijinhos doces**

    ResponderEliminar
  6. Alcina, adorei, um doce que é a minha cara. Receita anotadíssima
    :-) Um beijo,

    ResponderEliminar
  7. Também gosto muito de coco, deve ficar uma tarte óptima :)

    ResponderEliminar
  8. É minha fruto atropical preferida... e parece ser uma delicia amiga...

    bjsssssssssss

    ResponderEliminar
  9. é uma delicia! tambem fiz no fim de semana mas diferente!!! ficou mesmo linda e coradinha como gosto!! beijos

    ResponderEliminar
  10. Que tarte magnífica. Eu adoro coco e ao ver estas coisas fico cheia de vontade de ir para a cozinha. ainda bem que estou no trabalho, caso contrário lá se ia o controlo alimentar semanal.

    ResponderEliminar
  11. Alcina, para mim os doces de coco são imbatíveis! Belíssima tarte:)

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns á sogra, e a tarte tem muito bom aspecto, parabéns.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. alcina desde ja parabens a sogra.
    a tarte ficou linda linda:-)
    deve sre muito boa.
    por acaso tamebm chgeui a comprar essa revista agora a muito qu nao compro.
    beijinhose bom domingo

    ResponderEliminar
  14. Bem boa que deve ser....ficou debaixo de olho...tenho ca em casa coco!!! mnhammmm

    ResponderEliminar

Não passe sem deixar um miminho :)