Caril de peixe

Tenho uma colega moçambicana que para além de gostar muito de picantes, adora caril e tem-me metido o vicio, com uns pós de caril que compra em lojas da especialidade sempre que vai a Lisboa e dos quais me vai dando umas amostras para provar.


A ultima amostra que me deu, foi um pó de caril especial para peixe, eu nem sabia existir diferença entre pó para peixe ou carne, mas lá resolvi experimentar.
Nunca tinha feito ainda caril cá em casa, desde que tenho o meu menino, mas como ele no geral gosta de tudo arrisquei, quando provei achei que tinha sido má ideia, porque estava picante e a minha amiga não me tinha avisado, meti logo umas salsichas de prevenção para o caso da coisa dar mau resultado, mas não foi preciso.

O peixe que usei foi o tamboril, porque tinha uma metade de um no congelador já há algum tempo e é bom porque tem poucas espinhas.




Tamboril
1 cebola média
3 dentes de alho,
100 ml de polpa de tomate com alho e cebola
1 colher de chá de caril para peixe.
100 ml de leite de coco.
Azeite e sal q.b.

Partir em pedaços e temperar o peixe com uma horinha de antecedência, neste caso temperei só com sal.

Refogar em azeite a cebola e o alho bem picadinhos, juntar o peixe e deixar dourar um bocadito.

Juntar a polpa de tomate e meio copo de água e deixar o peixe cozinhar em lume brando.

Juntar o leite de coco e o pó de caril e deixar apurar o molho.

Servir com arroz branco
Para terminar em grande, faltou polvilhar com coentros frescos, que não tinha e por isso não usei.
O pequenito gostou bastante, só pediu águinha logo no inicio e nem lhe meti molho, para minimizar o picante, mas comeu bem.

Comentários

  1. Excelente receita!Nada como copiar e experimentar! Pode ser? :)
    Obrigado pela dica.

    ResponderEliminar
  2. Precisava de uma amiga dessas, pois também adoro caril.
    E esse peixe parece delicioso.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Fica uma delicia, adoro.
    Tb sou Moçambicana.
    bjssss

    ResponderEliminar
  4. Adoro quando você coloca as impressões do seu menino sobre os pratos...
    Conheço como curry e gosto bastante. Já usei em legumes e fica maravilhoso.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Tem 1 excelente aspecto, e apreciadora como sou de caril, de certo que vou experimentar.. Experimentei 1 receita tua esta semana, está pra sair um dia destes...
    bjinhus kida

    ResponderEliminar
  6. Hoje o almoço foi caril de lulas e camarão! : ) Cá em casa adoramos.
    beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  7. Caril é algo que faço com alguma frequência (embora normalmente use o "pó" industrial, o que o torna menos picante).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Vou fazer peixe nesse final de semana, vou experimentar o caril. :))

    ResponderEliminar
  9. este peixinho deve estar divinal
    bj e boa semana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares