domingo, 4 de abril de 2010

Folar de Páscoa

Mais uma páscoa e com ela os tradicionais folares, na minha zona não são muito habituais este tipo de folares, mas como eu gosto de experimentar tudo resolvi fazer um folarzinho.
O meu não levou ovos, porque não consigo perceber a lógica dos ovos cozidos com casca em cima do folar, nunca percebi bem como se come aquilo, se partimos tudo junto e comemos casca e tudo ou se desmanchamos o enfeite e retiramos os ovos para descascar, por isso não me parece uma coisa muito lógica e não lhe meti, troquei por umas amendoinhas só para decorar.

Ingredientes:

250ml de leite morno
1 colh.chá de fermento padeiro seco
2 ovo
80gr de açúcar
575 de farinha 65 s/fermento(usei 55 porque era a que tinha)
1colh.chá de canela
1 colh.de chá de erva doce em pó
100gr de margarina mole.

Meter os ingredientes todos na MFP primeiro os liquidos e depois os sólidos.
Seleccionar o progama de amassar e quando terminar, transferir para uma superficie enfarinhada, eu desta vez deitei para uma bacia ligeiramente aquecida, para não arrefecer a massa, como me aconteceu com o bolo rei.

Dividir em duas partes e  moldar umas bolas e deixar a levedar mais uns 20 minutos.


Se quizer decorar com ovo retire uma noz de massa em cada uma das partes para decorar ,depois é só cozer uns ovos com casca de cebola para ficarem com uma cor bonita ,deixar arrefecer antes de por na massa ,ao por o ovo fazer um buraco pressionando com os dedos e depois pousar o ovo pressionando, com a noz de massa fazer 2 rolinhos que vão prender o ovo,eu como já disse passei esta parte e usei umas amendoas para decorar.

No fim pincelar com ovo batido e levar a forno aquecido a 200º durante 30 a 35 minutos.
Eu usei papel vegetal polvilhado de farinha no fundo do tabuleiro.
Retirar e deixar arrefecer numa rede.

Os meus bolinhos ficaram superfofinhos e com montes de olhinhos, para o meu gosto precisavam de mais umas graminhas de açúcar, mas assim também fica bom para comer com manteiguinha ou queijo.

Houve até quem duvidasse que fui eu que os fiz!!

3 comentários:

  1. Que bonitos folares e fora do vulgar na maneira de apresentar.
    Como se pode duvidar da autoria, se a "fazedora" tem apresentado tantos cozinhados?
    Que os mesmos vos tenham sabido muito bem nesta Páscoa...
    Eu ontem comprei um na "Briosa" aí em Coimbra e soube-me muito bem.
    Beijinhos e resto de bom domingo de Páscoa.
    Dilene

    ResponderEliminar
  2. este ano nem me aventurei.
    quem sabe durante esta semana eu faço alguns
    estao lindos:-)
    beijinhos alcina

    ResponderEliminar
  3. os ovos são o símbolo da Páscoa. Eu depois como-os à parte, ao lanche ou no jantar...
    Mas também fica bem sem eles!

    ResponderEliminar

Não passe sem deixar um miminho :)