Almondegas á minha maneira

Cá em casa nunca fomos muito adeptos de carnes picadas, eu até gosto bastante, mas o marido não é muito fã, principalmente desde que as vacas andam loucas e ultimamente temos substituido por soja, da qual eu também não era muito fã, mas lá me adaptei e assim nos vamos adaptado a sabores, texturas e ingredientes, agora temos um pápa picadinhos, que é o meu menino, adora tudo que seja picado, á bolonhesa, em bolinhas, com puré ou empadão....por isso tenho comprado mais.

Esta mandei picar no talho e pedi metade de vitela e metade de porco, para a próxima vou substituir uma por perú, não sei se resultará muito bem...
A receita foi á minha maneira, não sei se era bem assim que costumava fazer, tive dúvidas no pão ralado, se não seria mesmo pão molhado em leite que juntava, mas já não fazia há tanto tempo que desta vez saíu assim.

250 gr de carne de porco picada
250 gr de carne de vitela picada
2 cebolas médias
6 ou 7 dentes de alho
1 ovo
1 colher de sopa de massa de pimentão caseira
Pão ralado q.b.
Meio copo de vinho branco
Sal, polpa de tomate e azeite q.b.

Primeiro misturei muito bem a carne com 3 dentes de alho picados muito fininhos, a massa de pimentão e o sal.

Depois juntei o ovo e o pão ralado e amassei muito bem até ter a consistencia de bolinhas que não se desmancham fácil, para esta quantidade de carne penso que usei umas 3 colheres de sopa de pão ralado, é que deitei a olho!!

Formei as bolinhas no tamanho desejado, nunca muito grande para cozinharem bem por dentro e meti num prato a aguardar.

Entretanto deitei azeite suficiente para cobrir o fundo de um tacho largo e meti ao lime com bastante alho picado de modo grosseiro.

Quando vi que o azeite estava já a ficar quente fui metendo as bolinhas e agitando o tacho para não pegarem e ao mesmo tempo ganharem um tostadinho para não se desmancharem, no fim de todas estarem tostadinhas de todos os lados juntei o copo de vinho de uma só vez e agitei o tacho, para descolar algo que se tenha agarrado ao fundo.

Juntei a cebola picada de modo grosseiro e a polpa de tomate,  e deixei cozinha a carne e apurar o molho, juntando mais alguma água quando via que estava a secar demasiado.

Fotografia só mesmo das que sobraram, porque como já alguem disse é dificil cozinhar, fotografar ao mesmo tempo que se tem uma criança a rodopiar em volta e é preciso dar banho e sentar á mesa e ainda por cima temos que dar o exemplo, não podemos levantar da mesa para actividades artisticas, porque se não ele logo encontrará alguma actividade para fazer também no entretanto.

Comentários

  1. Cá em casa adoramos.. Estão com óptimo aspecto, e olha k já experimentei com perú tb e fica óptimo...
    beijoca

    ResponderEliminar
  2. estao boas eu ca acho que estao perfeitas
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Estas almondegas ficaram bem apetitosas! Vou querer experimentar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ficaram com óptimo aspecto. Também costumo fazer muitas vezes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adorei a sua receita...

    Tenha um ótimo fim de semana!!

    Bjssss

    ResponderEliminar
  6. Eu não resisto a almôndegas caseiras! E esse molhinho.... ai!
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares