Bifes com molho de café.

Esta receita retirei do site da vaqueiro um site de que gosto bastante, porque tem coisas boas e bastante fáceis e que para além disso resultam sempre muito bem, esta passei na integra, anotei apenas as alterações que fiz.

80 g de Vaqueiro com Alho, como não tinha usei normal e juntei 2 dentes de alho bem picadinhos.
4 bifes de vaca (tenros)
sal
Pimenta para bife, usei a normal que tenho cá em casa.
1 cálice de Vinho do Porto
1 café forte (± 0,5 dl) fiz com um pacote de descafeinado, por mim que não bebo café e pelo meu menino que também não tem idade para beber.
1 dl de leite

A preparação eu fiz tal qual, apenas alterei os alhos em vez da margarina com.

Derreta metade da Vaqueiro com os alhos picados, quando estiver quente, frite os bifes de ambos os lados até a carne estar dourada, eu fritei em lume forte e durante um curtissimo espaço de tempo, para a carne ficar mal passada por dentro.
Tempere com sal e pimenta e depois retire os bifes para um prato e reserve tapados.

Deite o vinho do Porto na frigideira, mexendo com uma espátula para dissolver os resíduos que ficaram agarrados.

Adicione depois a restante Vaqueiro e assim que estiver derretida junte o café e o leite.

Ponha de novo os bifes na frigideira, regue com o suco que largaram e deixe levantar fervura sobre lume brando, agitando a frigideira de vez em quando.


Sugestão

Acompanhe com batatas fritas ou puré de batata, eu acrescento outra ideia, massinha do feitio que se quiser, também fica bom e mais saúdável, até porque não ensopa o molho :-)


Notas :
Se não quiser fazer café pode usar um pacote de café solúvel, ou o descafeinado como eu fiz.

Se gostar do molho mais espesso, dissolva uma colher de Maizena no leite antes de o juntar ao molho, ou use natas em sua substituição, eu juntei uma colher de chá de maizena, com natas ficaria melhor, mas já tem gordura suficiente no molho.

O molho ficou muito bom e bem ao gosto de quem gosta de café, para mim quando voltar a fazer meto metade da carteirinha do descafeinado, porque ficou com um sabor muito forte.

Comentários

  1. reu nunca provei esse bifinhos e adorava pois cafe e comigo apesar de evitar e quando nao trabalho e raro beber
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Pra mim que amo café e molhos em carnes...já anoptei sua receita para por em prática loguinho...

    bjs e obrigada pela dica!

    ResponderEliminar
  3. Eu tb adoro o site da vaqueiro, tem receitas maravilhosas :)...
    Estão excelentes os bifes Alcina
    beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  4. Belos bifes, com um molho todo apetitoso...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Deve ser excelente. Vi um programa do jamie Olivier em que também usava café.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha e o olho ficou tão cremoso amiga,adorei,jinhoss

    ResponderEliminar
  7. Segunda a Samma são mesmo feitos com cevada. Muito bons :)

    ResponderEliminar
  8. Esse molho é excelente, não há quem resista a uns belos bifes com sabor a cafézinho! :)

    ResponderEliminar
  9. Este molho deve ser mesmo delicioso!
    Venha o pãozinho para dar conta dele. :) :)

    Beijjnhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares