Pão de queijo

Se me perguntassem o que eu gostei de comer no Brasil eu diria sem pensar pãozinho de queijo, claro que gostei muito de outras coisas, mas pão de queijo eu adorei, lá estavam eles sempre no pequeno almoço/café da manhã, quentinhos mesmo é minha espera, penso que comi todos os dias numa refeição ou noutra ou em todas, fiquei fã.

Por isso andava já há algum tempo com vontade de experimentar e se pensei vai ser este fim de semana fui logo comprar o polvilho necessário, sem vêr qual deles seria mais indicado e quando fui pesquisar uma receita, só encontrava receitas com polvilho doce e só para contrariar, o que eu tinha comprado foi mesmo o azedo
Mas.... como quem tem amigos não dorme em baixo da ponte mandei um SOS á minha amiga Claudia que por coincidência também tinha a receitinha mais fácil das que encontrei e ela respondeu que melhor mesmo é polvilho azedo e eu meti mãos á massa neste caso nem é necessário, porque o liquidificador faz tudo.

A receita foi a que ela encontrou no site de a e que por sua vez encontrou no de b mas penso que a original está mesmo aqui e eu como é uma coisa que tenciono fazer mais vezes copio na integra para aqui com as minhas alterações e quem quiser vêr os intermediarios da receita pode vêr lá.

½ chávena de leite (120 ml)
¼ chávena de azeite (60 ml) eu usei óleo
1 ovo pequeno
1 chávena de polvilho doce, eu usei azedo
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 pitada de sal ou a gosto
Flor de sal e alecrim para espalhar sobre a massa, esta parte eu passei

Coloque no copo do liquidificador o leite, o azeite, o ovo, o polvilho, o queijo e o sal, eu usei óleo, porque a Claudia disse lá no blog dela que os meninos não gostaram por causa do sabor forte do azeite, eu como também não gosto muito desse sabor nas bolas de carne, achei melhor mudar para óleo.

Bata bem e distribua em forminhas de empada não untadas.
Os primeiros que tirei logo que sairam do forno estavam um bocadinho colados na forma, não sei se por terem cozido demais ou por estarem muito quentes, porque os ultimos já sairam melhor.

Espalhe um pouco de flor de sal e folhinhas de alecrim por cima e leve ao forno bem quente.
Deixe assar por cerca de 20 minutos. Rende: 24 pãezinhos.

Como dizia forno bem quente durante 20 min, eu liguei o meu forno a 220º e distrai-me no tempo, antes de o relógio tocar, fui espreitar e os pães já estavam dourados, demais parece-me, porque os que comi pelo Brasil eram sempre branquinhos.

A quantidade que deitei nas forminhas também me pareceu demais porque eles cresceram tanto que pareciam uns balõezinhos dentro do forno, também por isso os meus só renderam 17 pães.
Por fora ficaram douradinhos mas por dentro ficaram com a consistência meio elastica e macia que conhecia e ficaram muito bons, o marido disse que sabiam pouco a queijo.
Para a próxima junto mais um nadinha de queijo para ficar com sabor mais forte, talvez o queijo não seja o indicado, porque nos blogs que vi fala muitas vezes em queijo de minas que por cá não há, eu usei mesmo o parmesão que também já não é muito fácil de encontrar por aqui.

Comentários

  1. Que lindos ficaram amiga lindos mesmo,jinhosss

    ResponderEliminar
  2. Também sou fã de pão de queijo, toda semana tem de ser feito por aqui, senão o povo reclama...

    Os seus ficaram lindos... só te aviso uma coisa... pão de queijo vicia! hehehehehehe

    bjs amiga.

    ResponderEliminar
  3. E que ricos balõezinhos! Pão de queijo morninho é delicioso...:)

    ResponderEliminar
  4. Olá Alcina!
    Ficaram lindos teus pães de queijo.
    Já comercializei pães de queijo por uns anos e devo ter centenas de receitas...,se tiver um bom polvilho e um pedaço de qualquer queijo misturado com parmesão,é esse q. acentua o sabor.Aqui em Minas é mto usado o queijo canastra com parmesão juntos fica divino.Mas na falta o canastra até queijo frecal,queijo prato...vale.
    Abraço t+!


    Ana.

    ResponderEliminar
  5. A minha primeira experiência com pão de queijo não foi das melhores e eu que adoro queijo, tenho que ver se faço outra vez.
    Obrigado pela partilha.
    bjsss

    ResponderEliminar
  6. Gosto imenso destes paezinhos, são uma delicia ♥

    ResponderEliminar
  7. Olá amiga!
    Que bom que gostou do nosso querido pão-de-queijo. Uma delícia mineira que tem cheiro e sabor de fazenda, casa de avó e infância! Tenho orgulho das coisas da minha terra e fico muito feliz por você ter gostado.
    Espero que você visite Minas Gerais e conheça outras de nossas delícias.
    Grande abraço
    Carla

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares