Creme de Tapioca

Já há algum tempo que não participo em passatempos e desafios de blogs, o tempo disponível agora não é muito e tem que ser muito bem gerido para dar para tudo, mas como a Ana é uma menina muito simpática e tem insistido e convidado a participar no alquimia de ingredientes eu resolvi aceitar o desafio, até porque andava já há algum tempo com vontade de experimentar umas tapiocas que outra menina muito simpática faz, a receita foi retirada de uma das dela, mas com as minhas alterações.

Já tinha feito uma vez cá em casa, mas fiquei com vontade de repetir pelas sugestões que me deram na altura, principalmente o coco que adoro e cá está.


1l de leite
400 ml de leite de coco
1/2 copo de açúcar
1/2 copo de tapioca em bolinhas

Deitar o leite num tacho grande, juntar os restantes ingredientes e levar ao lume até ferver mexendo sempre para não pegar ao fundo.
Depois de começar a ferver deixar por mais 15 a 20 minutos até cozer bem a tapioca e as bolinhas ficarem bem transparentes.

Está pronto, se se comer assim quentinho ou pelo menos morno fica cremoso, depois de frio, fica mais duro.

Cá em casa não resistimos a comer uma tacinha quentinha e para as restantes fiz uma calda de chocolate e uma de maracujá.

Para a de chocolate fiz com

50 gr de chocolate amargo 70%cacau
50 ml de leite

E levei ao microondas em potencia baixa, para derreter o chocolate

Para a de maracujá utilizei um doce que trouxe do Brasil no ano passado e ainda estava fechado.

Para cada colher de doce uma colher de água e é só mexer bem para uniformizar.

Cá em casa nem o chocolate convenceu o mais pequeno que adorou a tapioca ao natural, diz que parece arroz doce ás bolinhas, mas os crescidos também foram da mesma opinião, para a próxima vou experimentar com as caldas naturais de fruta que a Cláudia sugere, de ameixas por ex que estão agora por aí aos montes.

A tapioca que usei foi a que se vende por aqui, há duas marcas e eu comprei da Ramazzotti, não sei se será a verdadeira que se vende no Brasil, porque as bolinhas que a Ana mostrou parecem-me mais perfeitinhas.

Esta é a minha modesta participação no desafio da Ana

Comentários

  1. Isto fresquinho é maravilhoso! Provava de ambos, mas com o calor, o de maracujá desliza melhor...
    Também optei pela tapioca, não sou grande consumidora da farinha de milho. Traz cá uma tacinha... :)

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia a receita vou levar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Faz um tempão que não faço nada com tapioca.Gostei da dica, vou fazer. Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Nunca provei mas com leite de coco parece-me óptimo :)

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pela participação.
    Uma excelente receita ♥

    ResponderEliminar
  6. alcina adoro sobremesas com tapioca!!
    eu cá comia com chocolate!!!
    um beijinho grande

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia têm um aspecto excelente, fresquinho.
    bjsss

    ResponderEliminar
  8. Eu já comi disto, mas não me lembro nem quando nem onde...
    a idade é terrível!! eheheheh
    bem, mas agora vou ter mesmo q experimentar FAZER!

    ResponderEliminar
  9. Alcina, essa é a verdadeira tapioca sim! Já as bolinhas, são sagu.
    Adoro essa mistura de leite de coco e tapioca.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  10. Ficaram umas tacinhas bem apetitosas :)..
    beijoca

    ResponderEliminar
  11. Oi minha linda. suas tacinhas ficaram de babar! Adoraria experimentar essa de chocolate, humm..

    Obrigada por participar do alquimia!

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Nunca provei tapioca, mas estas sugestões estão a deixar-me cheia de vontade. Com essa caldinha então, deve ficar um regalo! :)

    Alcina, o teu menino está lindo (e charmoso, esses olhinhos são um encanto!) :)

    bjs

    ResponderEliminar
  13. Olá, que sugestões tão tentadoras. Eu provava todas uma vez que não conheço tapioca e fiquei cheia de curiosidade.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Alcina, esta tapioca é distinta das bolinhas perfeitas, às quais chamamos: sagú. Usa-se mais a tapioca para receitas com leite, leite de coco... e o sagú para receitas com vinho(excelente por sinal) e suco de frutas. Busque por receitas em sites brasileiros, como por exemplo:
    www.tudogostoso.uol.com.br
    www.mixirica.uol.com.br
    www.panelinha.ig.com.br
    www.receitas.com

    Abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares