Bolo de fubá cremoso

Já há algum tempo que andava para experimentar um bolinho de fubá, já que tinha alguma curiosidade por ouvir falar tanto.
Fui á procura de uma receita e no livro que a amiga  Neyma me ofereceu quando eu fui ao brasil, até tinha lá três, mas resolvi experimentar uma dela mesmo, por ela já a ter testado.

Nesta receita ela utilizou frutose, eu substitiu por açúcar e fui verificar a receita original de onde ela retirou, para saber a quantidade de açúcar a utilizar.
4 ovos 
4 chávenas de leite

3 chávenas de açúcar
2 colheres de farinha de trigo
1 chávena e meia de fubá
2 colheres de marganina
100 g de queijo ralado
100 g de coco ralado
1 colher de fermento em pó

Na receita diz para colocar tudo no liquidificador e bater por alguns segundos, no meu não cabia a quantidade toda, pelo que bati primeiro com a batedeira e depois meti por duas vezes no liquidificador.
 
Eu coloquei num tabuleiro em vez de uma forma, porque a quantidade de massa era muito grande e achei melhor fazer no tabuleiro, untado e polvilhado com farinha.

Levei ao forno a 230º durante 40 minutos.

Ficou todo em creme, apenas com uma crostinha do coco ficou muito bom, delicioso mesmo.

A fotografia que a Neyma apresenta não tem nada a vêr com a minha, ainda que ela diga que o bolo fica meio mole, o meu ficou mais em creme que queijada mesmo e penso que não foi pelo tempo de cozedura, porque qualquer bolo a esta temperatura e em tabuleiro cozeria em bem menos tempo.

Não sei se este será o verdadeiro original bolo de fubá, mas que ficou bom ficou.

Comentários

  1. Também já fiz e fica delicioso. Vi num blog brasileiro e adorei o resultado :)

    ResponderEliminar
  2. que bom aspecto, mesmo muito bom...
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  3. Acho bem fantástico, tem um aspecto bastante húmido.
    Adorei a consistência ♥

    ResponderEliminar
  4. pelo aspecto comia umas quantas fatias!!
    deve ser uma delicia!
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Alcina,

    Esse bolo é tudo, me faz lembrar dos dias corridos no jornal onde uma senhorinha que durante as manhãs trabalhava na limpeza do jornal e depois passava todas as com café e bolo de fubá cremoso para vender. Era tão bom, no meio da correria dia passava aquela senhora com seu carrinho de delícias e aquela bandeja de bolo de fubá cremoso recém assado (pela filha dela) e cafézinho para relaxar e matar a fome.

    É super calórico, mas delicioso. Mas sabe que eu acho que 3 xícaras/chavenas de açúcar é muito, eu tenho uma receita idêntica a essa que leva apenas 2 xícaras. Sabe que quando faço doce de leite a medida é uma xícara de açúcar para cada litro de leite e olha que já fica bem doce.

    Além disso eu uso manteiga nos meus, margarina além de sabor ruim é pura gorduratrans, não acha?

    E essa carinha meio pudim meio bolo é linda. Beijos,

    Cláudia

    ResponderEliminar
  6. Obrigado meninas pelos comentários.

    Claudia eu até algum tempo atraz usava sempre manteiga de vaca, depois o marido que é contra tudo que é gordura principalmente animal começou a comprar margarinas vegetais e de soja!! nem sei o que será melhor! você acha que as margarinas vegetais têm essas gorduras trans?!!é que o meu menino é um papa manteiga e não gostaria de estar a entupi-lo de porcaria.Obrigado pelo alerta.
    bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares