Pasteis de atum no forno

A minha mãe sempre me disse que eu tenho mais olhos que barriga, ou seja não posso ver nada, que quero logo comprar ou fazer para provar, nem que depois não goste, não foi o caso destes pasteis maravilhosos, assim que os vi no blog da Claudia a rirem-se para mim

Fiquei logo em pulgas para fazer, só tinha a dúvida se iria encontrar o queijo de que ela fala, porque nunca o tinha visto por cá e sem saber que tipo de queijo é, poderia não sair bem.
Mas afinal foi fácil encontrei logo no sitio do costume, queijo ricota.

A vontade de os fazer foi não só pelo recheio que eu adoro, mas principalmente pela massa, só de queijo e farinha, sem ponta das gorduras habituais neste tipo de massa e também porque me fizeram lembrar um pastelão de atum que costumo comer numa pastelaria da Covilhã sempre que lá vou e que adoro.

A receita dela que eu cumpri á risca, para não falhar nada fiz apenas uma pequena proporção para a farinha, porque a embalagem de queijo de cá tem 250 gr em vez dos 300gr que a receita manda.



1 embalagem de queijo ricota 300gr
250gr de farinha
sal a gosto
Gema de ovo para pincelar.

Primeiro transferi o queijo para uma taça grande e juntei a farinha pouco a pouco, primeiro amassei com uma colher de pau e depois com as mãos, a farinha juntei pouco a pouco, para ter a noção de quando a massa estaria pronta para esticar sem se colar ás mãos, o sal não meti, porque provei em cru e não me pareceu precisar, mas quando se prova depois de cozido sente-se a falta de uma pitadinha, mas o marido disse logo que não lhe faz falta...

O recheio foi mais ou menos à minha maneira.

1 cebola média
2 dentes de alho picadinho
1 lata de atum pequena 120gr
1 mão cheia de azeitonas
1 fatia pequena de pimento vermelho
1 cubo de polpa de tomate caseiro
Azeite q.b.
Meio copo de vinho branco

Tudo muito picadinho a refogar no azeite, refresquei com um bocadinho de vinho branco, para não fritar a cebola e porque estava a ficar muito seco.

Depois foi só esticar a massa na pedra enfarinhada e cortar rodinhas com um copo, uma nota é que esta massa estica-se que é uma delicia.
Em cada rodinha meti uma colher de chá do recheio e foi até acabar a massa e o recheio que por acaso acabaram mais ou menos ao mesmo tempo.
Por num tabuleiro forrado de papel vegetal e pincelar com gema de ovo dissolvida num pouco de leite

Cozi em forno pré-aquecido a 200º mais ou menos 20 minutos.

Os meus pasteis ficaram pequeninos, tamanho de rissois e deu 24 pasteis, mas isso depende do tamanho do copo que se usa para cortar a massa.

Comentários

  1. Deve ficar MARA!!!
    Bjs e linda semana.

    ResponderEliminar
  2. realmente esse bolinho ficou a rir-se!!:))

    ficaram fantasticos!

    boa semana

    smsn.artes

    ResponderEliminar
  3. Alcina,
    Meu forno anda muito paradinho em relação aos salgados, mas gosto muito deles. Já os salgados fritos não me atraem.
    Os seus estão me convidando a parar de preguiça...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Adorei a massa, quando tiver tempo vou experimentar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. optimos e no forno... melhor ainda!!
    bjks

    ResponderEliminar
  6. Massa de pastéis com ricotta deve ficar surpreendente. Adorei :)

    ResponderEliminar
  7. Mas ficaram muito lindos!
    Essa história dos pastéis da Covilhã fazem-me lembrar os rissois de carne de uma pastelaria junto ao rio em TOMAR. Chegavamos a ir mais cedo de Lisboa para os apanharmos ainda quentinhos,pois mal aparecem desaparecem logo.Ai que me veio à ideia uns que há na Capa Negra em Coimbra, na casa das francesinhas..
    Pois é, as conversas são como as cerejas e palavra puxa palavra.
    Confesso que sou mais de comer estas coisas que de fazer.Aprecio, sei quando são bons mas não são a minha especialidade.

    ResponderEliminar
  8. Que bom aspecto! Também gosto muito de pastelinhos :)

    ResponderEliminar
  9. Adorei a receita.
    Excelente a cor também ♥

    ResponderEliminar
  10. estao uam amravilha.
    bem bonitinhos
    nunca fiz massa com ricotta mas olha que deve ser uam delicia
    beijocas

    ResponderEliminar
  11. Adoro esta receita! Já a repeti várias vezes e toda a gente gosta! Obrigada!

    ResponderEliminar
  12. Ainda bem que gostam Paula, ficam de facto excelentes e o recheio pode ser outro :-)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares