Figado flamejado com vinho do porto

Cá em casa desde que as vacas andam loucas que nunca mais se comeu figado e outras miudezas em geral, porque o marido já não gostava muito e desde então recusa mesmo, mas figado é uma coisa que eu gosto e andava curiosa para saber se o pequeno gosta ou não, até porque antigamente diziam que era um alimento bom para dar ás crianças, não sei se ainda há essa teoria, porque estas também estão sempre a mudar.

Do que eu sei da fisiologia do figado penso que não será um alimento muito recomendável, mas de vez em quando também não mata.

Este fiz frito, porque do que me lembro era a maneira como eu gostava mais.

Iscas de figado o mais fino possível, não era o caso destas.
Meio copo de vinho do porto
Sal e alho em pó q.b.
1 Colher de sopa de açúcar
Manteiga e azeite q.b.

Temperado só com sal e alho em pó, frito num pouco de manteiga e azeite em partes iguais e a meio da fritura flamejado com vinho do porto e polvilhado com uma colher de chá de açúcar, dá-lhe um toque meio adocicado que disfarça o amargo desta carne.
Ah e a minha curiosidade ficou satisfeita, o menino adorou os "bifinhos" claro que não se pode chamar nomes esquisitos ás coisas ou eles já nem gostam sem provar
E o pai que nos aguarde, porque de vez em quando lá aparecerá o dito cujo á mesa.

Comentários

  1. Gosto imenso, mas por norma este não é um prato muito apreciado pela maioria das pessoas.
    Gostei da adição do vinho do Porto em vez do vinagre ♥

    ResponderEliminar
  2. Antes da tal história das vacas loucas ainda comíamos algumas vezes. Embora os filhos não morressem de amores por elas, o certo é que comiam.
    De vez em quando, e bem temperadinhas de um dia para o ano na chamada vinha de alhos,ainda vão aparecendo à nossa mesa. Mas apenas para mim e marido. E o acompanhamento, como não podia deixar de ser, também batatas cozidas e para desenjoar uma salada de alface.
    Mas, olhando para os pedidos das pessoas ao balcão do talho, decididamente, os portugueses não gostam de iscas.
    desejos de bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Por acaso é das poucas coisas das vacas que eu gosto e como com prazer. Só gosto de fígado de vaca, o de porco tem um sabor esquisito :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares