Panquecas mais uma tentativa

A primeira tentativa que fiz de panquecas foi falhada, não no sabor que ficaram boas e comeu-se tudo, mas no aspecto e consistencia, pareciam-me mais crepes do que própriamente panquecas, por isso fui ao  blog da ameixinha porque ela tem lá um monte delas com muito bom aspecto e copiei a receita que me pareceu mais equilibrada com outras que pesquisei, com umas variantes, como não podia deixar de ser, mas no essencial não alterei nada.


1 chavena e meia de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
2 ovos
3 colheres de sopa de manteiga derretida
1 chavena e meia de leite
Outros aditivos, como canela, baunilha, bananas e por aí, ficam para quando a coisa já sair bem.


Misturar todos os ingredientes secos numa taça e noutra bater os ovos  junto com os  liquidos

Juntar tudo e deixar descansar meia hora

Com uma concha colocar a massa em numa frigideira com untada com manteiga e aquecida e em lume brando, esta parte eu esqueci-me e como o meu fogão é electrico as primeiras sairam tostadinhas.

O ponto certo para virar a panqueca é quando as bolinhas que vão surgindo na massa começarem a rebentar.

Nas primeiras tive alguma dificuldade em virá-las, porque deitei massa demais para ficarem fofinhas e altas, as ultimas já sairam um pouco melhor, mas ainda não estão á minha vontade.

No sabor estas ganharam sem dúvida, ficaram deliciosas, mesmo sem recheio, aliás o meu pequeno comeu as dele assim mesmo, nem o chocolate que ele adora o animou.

Eu experimentei com doce de tomate e com mel, mas o chocolate é o meu eleito e dúvido que volte a experimentar com outra coisa, tal como nos crepes, sou de ideias fixas, quando gosto de uma coisa acho desperdicio perder tempo a experimentar outras.



Comentários

  1. saíram muito bem mesmo mais tostadinhas deu-me uma vontade de comer também não te digo nada
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. O segredo é usar a medida certa e uma frigideira pequenina das de estrelar um só ovo :) Estás no bom caminho, força nisso! Se adicionares banana, canela, vais ver que com o chocolate por cima isso fica qualquer coisa de muito especial :)

    ResponderEliminar
  3. um sucesso, com certeza. lindas demais da conta. bom final de semana

    ResponderEliminar
  4. Panquecas nunca fiz. Mas nos crepes já me aventurei algumas vezes. E os meus preferidos são com Nutella e banana. Mas adoro ir comer um, com gelado de chocolate e chantily e regado com chocolate quente. Decididamente, quer em crepes ou panquecas, o chocolate é o melhor aliado.
    desejo bom fim de semana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares