Conservas de tomate

Ultimamente tenho feito sempre conserva de tomate na época dele, quer o tenha lá na quinta ou do que os vizinhos me dão, em vez de o congelar todo inteiro, porque ocupa muito espaço na arca e depois falta para outras coisas, sempre se arruma melhor e é mais practico para depois utilizar, porque assim já temos a papinha toda feita, é uma maneira muito viciante que apetece sempre ter já prontinho.

Já tinha mostrado aqui uma vez e desta  fiz igual, primeiro o refogado com cebola alho e os temperos que mais gostamos, tudo triturado e esterilizar nos frascos.


 e fiz de outra maneira, tudo picadinho, cebola, alho, temperos e o tomate,


meti tudo nos frascos em cru e levei a esterilizar assim mesmo,


mas aqui durante mais tempo do que o já cozinhado e fiquei á espera que o tempo passasse para ver o resultado e como este já é da época passada, posso garantir que ficou excelente e não se estragou nada, já não me lembro de quanto tempo levei para abrir o ultimo frasco, mas foram meses e ficou excelente.

O primeiro modo de preparar é excelente para usar em pizzas, o segundo para usar na comida em geral, muito practico, porque já não precisa picar nem descascar nada, para quando temos pressa ou uma crise de preguicite aguda.

Outra ideia para ocupar menos espaço na arca congeladora é descascar os tomates e parti-los de modo grosseiro em pedaços e depois meter em caixinhas de plástico, que até podem ser as da manteiga vazias e lavadas e leva-se ao congelador, não convem que sejam caixas muito grandes, porque depois temos que descongelar tudo ao mesmo tempo

Comentários

  1. É uma óptima ideia para quando os tomates abundam :)

    ResponderEliminar
  2. Uma excelente ideia! a minha mãe fazia um tempero com tomate também refogado com alho, azeite e cebola e juntava também pimento vermelho. Ficava uma massa bastante espessa .óptima para temperar carnes, para arroz e massas. Também se aguentava de um ano para o outro. Como tenho bastante espaço para os congelados, costumo tirar a pele ao tomate bem maduro e parto-o aos quartos e congelo -aproveito aquelas caixas dos iogurtes- e também se aguentam largos meses. Aliás no poupar é que está o ganho e temos de congelar quando temos em quantidade.
    Queres passar pelo meu blog Dietas e Companhia e participar numa brincadeira de Verão que lá tenho?

    ResponderEliminar
  3. tambem guardamos imesno tomate. esta ja algum de resreva ja deste ano
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. A minha mãe também costuma fazer, coloca em saquinhos pequenos a quantidadee necessária para uma utilização, este ano irei fazer cubinhos de gelo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares