Tarte de queijo feta e azeitonas

Cá em casa continua a onda grega, desde que comprei o livrinho da cozinha grega que não sai da minha mesa, sempre a pesquisar o que fazer a seguir, porque tudo me tenta, os ingredientes e os temperos, são os meus favoritos, por isso nem que seja só para mim eu vou experimentado.

Esta tarte vinha lá em forma de tarteletes pequeninas, mas como não tenho formas de tarte pequenas, fiz mesmo numa grande e pode não ficar tão bonito, mas o sabor é exactamente o mesmo.

A massa usei a folhada do costume porque me dá sempre a preguiça de fazer massas de esticar, ganhei-lhe aversão, por causa de ás vezes não as conseguir esticar bem, estas já vem até esticadas e tudo, é só desenrolar na tarteira, podem não ser tão saudáveis, mas que facilitam muito isso é verdade.

Passo a receita, porque algum dia ainda a farei.

200 gr de farinha
115 gr de manteiga em pedaços
4 a 6 colheres de sopa de água gelada
Uma pitada de sal
mais um pouco de farinha para polvilhar.

para o recheio

1 ovo
3 gemas
300 ml de natas batidas
120 gr de queijo feta
6 azeitonas pretas descaroçadas
12 raminhos de alecrim fresco
Sal e pimenta

Peneire a farinha sobre a pedra da mesa e faça uma cova ao centro. Dentro desta cova, deite uma pitada de sal e a manteiga cortada em bocadinhos. Trabalhe a massa em areia grossa com as pontas dos dedos e adicione a água de uma só vez e amasse até ficar macia.

Molde uma bola, envolva-a em pelicula aderente e deixe descansar, 15 minutos no frigorifico.

Estenda a massa com o rolo e aplique em forminhas pequenas untadas de margarina, ou numa forma grande.

Pique-a varias vezes com um garfo, comprima uma folha de aluminio em cima de cada uma das formas e  leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 12 minutos.
retire o aluminio e deixe cozer mais 3 minutos.

Entretanto bata o ovo com as gemas, as natas e tempere com sal e pimenta.

Esfarele o queijo feta e distribua-o nas forminhas/ forma. Cubra com a mistura de ovo e decore com as azeitonas partidas ao meio e com os raminhos de alecrim.

Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 15 minutos ou até o recheio ficar firme.

Sirva quente ou frio, fica igualmente bom.

Comentários

  1. Deve ser muito boa e que belo livro deve ser esse gostei...bjokinhass

    ResponderEliminar
  2. Parece-me bem, gosto de feta e de azeitonas :)

    ResponderEliminar
  3. A tarte ficou óptima, mas essa é uma receita que, em minha casa, seria só para mim pois a minha filha não liga a este tipo de prato e o meu marido odeia queijo e azeitonas!! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. a tarte esta bem boa, esse livro deve ser antastico
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares