terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Pecado de Nozes

Este bolo foi o rei na mesa deste natal, descobri-o no Livro Culinárium 2 da vaqueiro que a minha mãe tem.

Um verdadeiro pecado, o nome não engana, uma bomba calórica mas delicioso, quando olhei para ele no livro gostei logo, é um bocadinho trabalhoso, na medida que tem muitos passos, mas no fundo é um bolo fácil, mas para ocasiões especiais também convém fazer algo diferente e mais elaborado do que o trivial do dia a dia.


12 ovos
400 gr de açúcar
300 gr de nozes
100 gr de pão ralado
1,5 dl de água
2,5 dl de leite de coco
1 colher de sopa de maizena
sumo de limão
Margarina

Para fazer o bolo, primeiro picar as nozes na 123 ou outro robot e deixar algumas metades para decorar e retirar 3 colheres de sopa delas quando ainda mal moidas.
Depois bater 6 ovos inteiros com 200 gr de açúcar até fazer um creme fofo e dobrar o volume, juntar em seguida as nozes picadas e o pão ralado  envolvendo muito bem e com cuidado.

Levar a cozer em forno médio durante 15 minutos, em duas formas iguais ou não, untadas com margarina e polvilhadas de pão ralado, no livro dizia para forrar com papel vegetal, mas eu não o fiz e desenformaram bem,

Doce de ovos, leve a água com 100 gr de açúcar ao lume a ferver durante 15 minutos. Retire e junte ás 6 gemas restantes em fio, mexendo sempre, para não talhar as gemas e levar de novo ao lume brando a engrossar. Retire do lume e junte mais ou menos 50 ml de leite de coco.

No restante leite de coco dissolver a colher de sopa de maizena e 50 gr de açúcar e levar ao lume até engrossar, este passo eu fiz tal como está no livro, mas numa proxima vez dispenso a maizena, porque formou um creme que não entra muito bem no bolo, fazer a calda só com o leite e o açúcar parece-me bem melhor.

Para montar o bolo, picar com um palito cada metade e regar com a calda do coco para molhar o bolo, cobrir com o doce de ovos, montar a outra metade em cima e fazer o mesmo, deixar arrefecer tudo e por mim ficava mesmo assim, mas tinha que fazer tudo para ver o resultado final.

Depois de frio cobre-se com um merengue que se faz com as restantes 6 claras, as restantes 50 gr de açúcar e umas gotas de limão.

Decorar com as metades de noz e os pedacinhos mal moidos que se reservaram.
Fica uma delicia, fofinho, nada seco, mesmo sem absorver muito o leite de coco, fica com um toque humido.....

6 comentários:

  1. Ficou lindíssimo.
    A receita fez-me lembrar um que a minha tia fazia, que era delicioso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Deve ser muito bom!!

    Bom ano de 2012!!!
    Sílvia

    ResponderEliminar
  3. Alcina, bolo de nozes é dos mais saborosos.
    Você perguntou sobre a confecção do pão de milho na panificadora. Faça sim, batendo os líquidos no liquidificador, coloque na mfp e, em seguida, junte os secos (farinha e fermento), mas acho que deve fazer só a metade dos ingredientes, porque 500 g de farinha deixariam o pão enorme e talvez até encostem na tampa... Mas vale a pena, viu?
    Tenha um ótimo 2012!!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Ui, bomba mesmo mas há alturas em que faz tão bem :)

    ResponderEliminar
  5. Olá, Alcina!Pecado é não provar essa delícia!Desejo-te muita alegria, amor e saúde na companhia da família para o Novo Ano!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Não passe sem deixar um miminho :)