Pudim de chocolate

Primeiro veio o coelhinho, depois a galinha com os ovos de ouro e depois veio o pai natal e foram no comboio ao circo.... e deu um belo pudim de chocolate.

Tinha por aí no frigorifico uma data de figurinhas de chocolate da páscoa passada e a estas já se começam a juntar as de natal.
São chocolates que oferecem ao pequeno e como ele não liga nada a este tipo de guloseima, a não ser que traga alguma surpresa dentro e esse é o unico ponto de interesse, as figurinhas vão-se acumulando por cá e têm que ser os gulosos dos pais a come-las, só que depois temos que alargar portas não é boa ideia, por isso resolvi dar-lhes um fim bem melhor.

Fiz um pudim de chocolate, uma receitinha bem antiga, do meu primeiro livro de receitas escrito á mão por mim.
4 ovos
1 litro de leite
2 chávenas de açúcar (se usar chocolate negro)
2 colheres de sopa de maisena
2 colheres de sopa de manteiga
150 gr de chocolate
1/2 colher de café de baunilha

Bater as gemas com o açúcar( como usei chocolate de leite, usei só uma mal cheia) e juntar a maisena, dissolvida num pouco de leite frio, bater muito bem e juntar o restante leite e mexer. Levar ao lume esperto, juntar a manteiga e vai-se mexendo.
Logo que comece a querer fervilhar, baixar o lume e mexer sempre muito bem com uma colher, para que não se pegue nem faça grumos.

Deixar engrossar até que a farinha esteja cozinhada.

Retire do lume e junte o chocolate picado em pedacinhos muito pequenos e a baunilha, mexer muito bem até se dissolver a totalidade do chocolate.

Por ultimo envolver as claras batidas em castelo e deitar em forma grande untada com manteiga, ou em tacinhas pequenas, eu fiz das duas maneiras, metade numa forminha e o restante em tacinhas.
Ficou um pudim, meio leite creme, porque não deu para desenformar, não sei se é erro de receita ou defeito de fabrico, mas ficou bom na mesma.

Comentários

  1. Há sempre o que fazer com excessos de chocolate :)

    ResponderEliminar
  2. Excelente ideia para aproveitar os chocolatinhos!!!

    ResponderEliminar
  3. que delicia amei e rende bem a receita não é ..vou levando e ja te convgido para conhecer minha cozinha bjokas sadhia

    ResponderEliminar
  4. Alcina,
    Onde tem chocolate alguma coisa se perde? Imagino a carinha de felicidade de um certo menino ao provar esse pudim...rs!
    Passando para desejar um Natal de harmonia e confraternização.
    Bjs.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares