Bacalhau á chefe

Agora cá em casa passei a fazer mais este tipo de pratos de bacalhau, porque apesar de gostarmos bastante era uma coisa que me chateava fazer pela quantidade de louça que se suja, umas para refogados, outras para ralar, outras para cozer e outras para molhos era uma seca no fim ter a louça toda em cima da banca, agora com a minha ajudante a coisa fica muito mais fácil, só o copinho e pouco mais.

Esta semana comprei uma revista que tinha outra de oferta e como gostei da capa das duas e o chefe é de confiança comprei, na ideia que seria mais uma para a prateleira, mas logo que cheguei a casa fiquei com outra ideia, tem um monte de petiscos que vão sair cá em casa em breve.


400gr de bacalhau demolhado
2 cenouras grandes
2 cebolas
3 dentes de alho picados
50 ml de azeite
200gr de ervilhas
500gr de batata palha (eu meti só 250gr e chega, para que fique a saber a bacalhau e não só a batata)

Para o molho bechamel
500 ml de leite + 3dl
60g de margarina
60g de farinha
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Noz-moscada q.b.
Queijo ralado q.b.


Esta receita retirei de uma revista da Teleculinária do chefe Silva, mas no fundo fui só retirar as quantidades porque eu fiz tudo à minha maneira no meu robot de cozinha muito mais rápido, fácil e eficiente, porque para um prato com tantos passos só sujei o copo.

Meti no copo as cebolas, alho e azeite - 5 min 110º e vel.1 
Juntei no copo as cenouras partidas de modo grosseiro e - 5 min 110º vel 1 mais 2 segundos de turbo para triturar a cebola de modo mais fino. 
Juntei o bacalhau desfiado - 5 min 110º vel.1 

Num tabuleiro de ir ao forno meti a batata palha bem lavada em água (para retirar gordura e sal) juntei a mistura do bacalhau e as ervilhas previamente cozidas.



Envolvi tudo e juntei o molho bechamel mais os 300ml de leite e envolvi muito bem.

Por cima polvilhei com queijo ralado, não foi mozzarela como pedia a receita, porque não tinha e ralei no robot um que tinha em casa.



O molho bechamel fiz na maquina pela receita que vem no livro.

Meter todos os ingredientes no copo e ligar - 4 min. 90º vel.4

Depois de ir ao forno e com a capa ligeiramente tostada fica delicioso, um bacalhau já repetido várias vezes, por ter agradado a todos e pela simplicidade de fazer assim no robot.
Não passe sem deixar um like Cininha💖

Comentários

  1. Que sugestão tão diversificada e colorida, gostei imenso!
    Mesmo com peixe em alternativa ao bacalhau certamente fica óptimo.

    ResponderEliminar
  2. Finalmente consigo comentar no teu blog.
    O bacalhau é um peixe que se presta a muitas receitas. Há quem não o aprecie demasiado mas cá em casa é sempre bem recebido.Gostei bastante dos ingredientes utilizados.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares