sábado, 28 de abril de 2012

Bolo de Tâmaras e Amêndoa


Este foi um bolo especial e uma receita especial também, guardada, ou quem sabe esquecida propositadamente há anos, na esperança de uma oportunidade especial para a testar.

Quando ma deram achei logo que tinha todos os ingredientes para ser deliciosa e não me enganei, passei para o meu livro de receitas e lá estava á espera quando a procurei.

Bolo
250 g +2 colher sopa de açúcar
250 g de miolo de amêndoas
250 g de tâmaras
8 Ovos 
Natas
Fios de ovos


Esta é a receita tal qual me deram, como bolo de festa que era eu ainda resolvi incrementá-lo á minha maneira e acrescentei a famosa pasta de leite em pó para a cobertura
Todo estalado pelas mãozinhas do batizando...nem sei o que quereria testar....


Pasta de leite em pó
300gr de açúcar em pó
200gr de leite em pó
1 lata de leite condensado


Doce de ovos
3 gemas
3 colheres de açúcar
9 colheres de sopa de leite


Untar a forma que pode ser com ou sem buraco, forrar com papel vegetal e voltar a untar e polvilhar com pão ralado, eu não polvilhei porque me esqueci ou não reparei no pormenor e saiu muito bem e fiz em tabuleiro.

Pique a amêndoa na máquina de picar ou Mycook ou bimbys e afins, assim mesmo com a pele.

Retire o caroço ás tâmaras e corte-as em pedacinhos muito pequeninos, reservando algumas para decoração, eu triturei (demais) na Mycook  e ficou uma pasta meio difícil de incorporar no resto, resolvi o problema na Mycook, misturando aí com a amêndoa.

Bata muito bem as 250 gr de açúcar com as 8 gemas até obter um creme fofo, depois junte-lhe as tâmaras picadas e a amêndoa alternadamente e aos poucos de cada vez, batendo sempre mas agora com uma colher de pau.

Depois de bem batidos e misturados levante as claras em castelo bem firme e adicione-lhes no final 2 colheres de açúcar sem parar de bater; junte-as cuidadosamente ao preparado anterior ligando tudo muito bem. juntei aqui as 3 claras que me sobraram do doce de ovos que fiz para a cobertura. 

Deite na forma e alise, leve a cozer em forno moderado cerca de 1 hora, o meu cozeu em bem menos tempo, por ser em tabuleiro, mais ou menos 40minutos a 200º
Retire, deixe arrefecer, desenforme e retire-lhe o papel.

Cubra o bolo com chantilly e decore com tâmaras e fios de ovos.
Esta é a cobertura recomendada, eu não fiz assim desta vez pelas circunstâncias.
A fotografia possível depois do maravilhoso repasto e quase na ultima fatia.

Recheei com as natas frescas batidas em chantilly e  cobri com pasta de leite em pó, mas antes disso e para a pasta aderir melhor e porque eu adoro a combinação de doce de ovos com bolos de amêndoa ou nozes, fiz só um pouco com 3 gemas para cobrir o bolo, antes de colocar a pasta.

O doce de ovos fiz segundo a receita que eu mais gosto e explicada por ex aqui.
A pasta de leite em pó já está por aqui e explicada por aqui prova de que ficou aprovadissima ;-)

9 comentários:

  1. Que bolinho tão bom ! Parabéns.
    Beijinhos
    http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. ficou mt fofinho adorei o interior que esta 5* bjs bom dom

    ResponderEliminar
  3. Olá Alcina, obrigada pelas msgs no meu blog. Tenho a certeza que vou aprender muito contigo.
    Isto da hortinha pode parecer uma brincadeira mas não é, tens razão é sempre melhor comer o chamado biologico. E é tão engraçado na hora de cozinhar ir colher coisinhas á horta !
    Passa fotos da tua.
    Beijinhos e um bom domingo.
    Anabela
    http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que aspecto maravilhoso! Simplesmente delicioso! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Que belo bolinho! Gostei da combinação. Bjs

    ResponderEliminar
  6. A textura do bolo é excelente, vou levar a receita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. O bolo parace ótpimo e vou experimentar a sua receita. Uma pergunta: quanto picou a amendoa? Até ficar uma espécie de pó fino de amendoa?

    ResponderEliminar
  8. Obrigada oela receita! PIca-se a amendoa até ficar um pó fino?

    ResponderEliminar
  9. Olá Mum holland, obrigado pela visita.
    A amêndoa pica-se num robot de cozinha tipo 123 ou outro mais sofisticado, com a pele e até ficar quase em pó, mais fino ou não a gosto, mas é para não encontrar pedaços.
    bjs

    ResponderEliminar

Não passe sem deixar um miminho :)