Licor de alfarroba


Este licor não tem nada a ver com os outros que tenho feito, nem com quase nada das receitas que se encontram por aí na net, umas pedem farinha de alfarroba que eu não tinha, outras uns modos meio complicados e ingredientes que não me cativaram, por isso eu fiz mais ou menos o que a imaginação me ditou.

Tenho por aí um saco enorme de alfarrobas e não sabia o que lhe fazer e como já há algum tempo não fazia licores resolvi utilizar algumas para experimentar.

Tentei triturar as alfarrobas na minha picadora 123 e ia ficando sem máquina, as ditas colam-se ás lâminas e entopem a coisa e não a deixam funcionar, por isso utilizei as que ficaram iniciadas e outras parti á mão.

1 litro de aguardente
1kg de açúcar
1 litro de água
Uma dúzia de vagens de alfarroba

Primeiro meter o açúcar numa caçarola junto com a água e a alfarroba partida aos pedacinhos e levar ao lume, mexendo sempre até ferver, este processo é diferente do que eu habitualmente fazia, pondo a fruta de molho em aguardente, mas foi o que li em várias receitas de licor de alfarroba.

Desliga-se o lume e deixa-se arrefecer depois junta-se a aguardente e mexe-se bem.

Colocar dentro de um frasco e deixar repousar durante pelo menos 10 dias, agitando se não todos os dias, quando se lembrar, o meu esteve mais de três meses, meio esquecido mas de propósito

Filtrar por papel será o indicado se levar a farinha de alfarroba, eu por experiência própria prefiro coar os licores por um pano limpo, para não lhes retirar a matéria orgânica na totalidade, porque é isso que ao envelhecer lhe confere um sabor mais apurado, já filtrei licores por papel de filtro e no fim perderam mais de metade das propriedades e sabor.

Comentários

  1. Gosto muito de alfarroba e este licor parece-me mesmo muito bem!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Ainda hj a minha médica falou sobre este licor e eu ate disse que nao sou fã de bebidas alcolicas e entao nunca tinha experimentado... tem muito bom aspecto

    Bjs

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  3. Adorei! Também ando numa de fazer licores, mas só tenho farinha de alfarroba, o procedimento é o mesmo?
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá, quero experimentar esta receita tão apetecível, só preciso de saber que aguardente utilizou? De bagaço, figo ou medronho?!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá ivone
      A aguardente que usei foi mesmo de bagaço, porque é da que o meu avô fazia e ainda tenho alguma guardada, a mais indicada para licores penso que é a vinica, mas eu sempre fiz com a de bagaço e fica bem. Ainda esta semana levei para o serviço para um magusto que lá fizemos e os/as colegas todos gostaram muito :-)
      Espero que resulte bem, fica mesmo com o sabor da alfarroba :-)
      Obrigado pela visita

      Eliminar
  5. tinha aki umas alfarrobas ke me deram fui fazer o licor vamos ver como fica daqui a uns meses, fiz de romã em novembro provamos agora ficou uma delicia

    ResponderEliminar
  6. olá boa tarde este ano vou aproveitar este site e tb fazer o meu licor de alfarroba que apanhei á beira da estrada depois comento como ficou

    abraço
    vitor santos
    Sintra

    ResponderEliminar
  7. Já fiz e ficou fantástico. Vou fazer agora de novo :-)

    ResponderEliminar
  8. Experimente a seguinte medida por litro de bagaço/aguardente
    1kg açúcar amarelo
    1 LT vinho tinto
    Pau de canela qb
    Alfarrobas cortadas em 6.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares