terça-feira, 10 de julho de 2012

Ameijoas á bulhão pato á minha maneira

Nem sei como ainda não tinha aqui postado este petisco, deve ser porque quando faço cá em casa nunca há tempo para fotografias, é uma coisa que faço muito, seja para entrada, seja para petisco só, todos adoramos e por muito grande que seja o tacho e por mais cheio que esteja é sempre pouco, o mais pequeno adora, delira com este tipo de petisco, por isso não lhe ponho picantes, o tempero é simples.

Ultimamente deixei de comprar ameijoa fresca, porque tinha que meter de molho para retirar a areia e era uma seca, porque muitas vezes esta não saía bem, agora compro ameijoa vietnamita congelada, já vem sem areia e abre na perfeição.
Por isso passo a parte de demolhar a ameijoa em agua e sal para sair a areia, quem comprar fresca tem que fazer esta parte.

1,5kg de ameijoa
5 ou 6 dentes de alho
2 folhas de louro
1 raminho de coentros ou salsa
Azeite q.b.
Limão q.b.

Picar o alho fino e meter junto com o azeite e o louro num tacho largo ao lume.

Logo que comece a ferver juntar a ameijoa e tapar para que abram ao vapor, quando começarem a abrir junto os coentros picados ou na falta deles como foi o caso de hoje salsa, tapo e quando estiverem todas abertas rego com sumo de limão e está pronto a sair para o prato.

Ficam deliciosas

6 comentários:

  1. Gosto gosto... Muitoooo :)
    K aspecto bom!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É maravilhoso. Mas confesso que compro mais vezes berbigão, pois sai mais em conta...

    ResponderEliminar
  3. Por acaso no domingo passado fizemos um lanche ajantarado cá em casa com ameijoas e pão torrado. Faço precisamente assim e a-d-o-r-o!
    Bjokas

    ResponderEliminar
  4. é um sabor completamente novo para mim.. ficaram lindos. muito bom.

    ResponderEliminar
  5. ai que bom aspecto!!! até faz crescer água na boca!!!

    ResponderEliminar

Não passe sem deixar um miminho :)