domingo, 12 de agosto de 2012

Queques de cereja

Esta receita fiz já há algum tempo, na altura das cerejas, para aproveitar umas que tinha trazido da minha terrinha e já estavam a ficar meio passadas.


Adaptei a receita de uma outra que tinha mas sem cerejas e ainda lhe retirei a manteiga, porque cá em casa ando numa de retirar gorduras ás receitas, normalmente nunca retirava nada nos doces e bolos, mas ultimamente acho que a idade já não permite certos exageros e as gorduras principalmente, porque depois se acumulam em sítios indesejáveis.

Provavelmente não ficam tão húmidos, pois é um facto, mas neste caso penso que a fruta e o iogurte já lhe confere humidade suficiente, se calhar ficaram leves demais e a fruta afundou, mas não foi por isso que não gostámos e posso dizer que ficaram deliciosos.

200g de açúcar
250g de farinha de trigo
100g de margarina amolecida(cortei)
5 ovos
1 iogurte
1 colher de chá bem cheia de fermento
1 chávena de cereja sem caroço

Numa tigela junte o açúcar com a margarina e bata até obter uma mistura cremosa, adicione os ovos um a um batendo sempre entre cada adição, eu bati os ovos com o açúcar e saltei esta parte...

Junte o iogurte, continuando a bater, por fim adicione a farinha peneirada com o fermento e bata até a massa começar a fazer bolhas.

Por ultimo envolver as cerejas sem caroço, ou deitar algumas entre camadas de massa e foi o que eu fiz, porque achei que a massa poderia ficar cor-de-rosa, não sei ficava ou não.

Pré-aqueça o forno a 180º. 
Forre as formas dos muffins com formas de papel frisado ou unte as formas e verta o preparado lá para dentro até 3/4 da capacidade da forma, no caso de usar formas de silicone não necessita untar.
Levar ao forno por 30 minutos.

6 comentários:

  1. Alcina,
    Dá para perceber que estão muito bons.
    Pequenas delícias para um bom cafezinho.
    Conhece Sevilha? Tem post mostrando música flamenca do meu filho e gastronomia espanhola.
    Beijos!!

    ResponderEliminar
  2. Que apetitosos! Gostei imenso do aspecto do interior.

    ResponderEliminar
  3. Olá Alcina! Eu também estou sempre a cortar no açúcar e na manteiga! Há eceitas que são um verdadeiro exagero! Por vezes o doce é tão doce que só sabe a açúcar! Quanto aos Muffin ... perfeitos ! Adoro cerejas!

    ResponderEliminar
  4. Olá Alcina,

    Queremos lhe apresentar Tudoreceita.pt, uma nova página web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 75.000 receitas das páginas web e blogs mais populares de Portugal. Na página criamos a secção Top blogs de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso motor de pesquisa. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo em Tudoreceita.pt é grátis!

    Tudoreceita.pt tem páginas irmãs em Espanha, Inglaterra, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook!

    Estamos à sua disposição!
    Renato
    Tudoreceita.pt

    ResponderEliminar
  5. Olá Alcina,
    Não se nota que cortaste nada, estão com um aspeto fofo e bem bonitos por dentro com as cerejas ai a nadar". Bem que eu gostava de provar um... amanhã ao pequeno almoço, que agora estou a rebentar de tanto comer bolo de sardinha!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá Alcina,

    Adorei a tua sugestão de bolinhos de cereja, mas agora só a posso experimentar para o ano porque já não há cerejas.

    beijinhos

    ResponderEliminar

Não passe sem deixar um miminho :)