Queques de cereja

Esta receita fiz já há algum tempo, na altura das cerejas, para aproveitar umas que tinha trazido da minha terrinha e já estavam a ficar meio passadas.


Adaptei a receita de uma outra que tinha mas sem cerejas e ainda lhe retirei a manteiga, porque cá em casa ando numa de retirar gorduras ás receitas, normalmente nunca retirava nada nos doces e bolos, mas ultimamente acho que a idade já não permite certos exageros e as gorduras principalmente, porque depois se acumulam em sítios indesejáveis.

Provavelmente não ficam tão húmidos, pois é um facto, mas neste caso penso que a fruta e o iogurte já lhe confere humidade suficiente, se calhar ficaram leves demais e a fruta afundou, mas não foi por isso que não gostámos e posso dizer que ficaram deliciosos.

200g de açúcar
250g de farinha de trigo
100g de margarina amolecida(cortei)
5 ovos
1 iogurte
1 colher de chá bem cheia de fermento
1 chávena de cereja sem caroço

Numa tigela junte o açúcar com a margarina e bata até obter uma mistura cremosa, adicione os ovos um a um batendo sempre entre cada adição, eu bati os ovos com o açúcar e saltei esta parte...

Junte o iogurte, continuando a bater, por fim adicione a farinha peneirada com o fermento e bata até a massa começar a fazer bolhas.

Por ultimo envolver as cerejas sem caroço, ou deitar algumas entre camadas de massa e foi o que eu fiz, porque achei que a massa poderia ficar cor-de-rosa, não sei ficava ou não.

Pré-aqueça o forno a 180º. 
Forre as formas dos muffins com formas de papel frisado ou unte as formas e verta o preparado lá para dentro até 3/4 da capacidade da forma, no caso de usar formas de silicone não necessita untar.
Levar ao forno por 30 minutos.

Comentários

  1. Alcina,
    Dá para perceber que estão muito bons.
    Pequenas delícias para um bom cafezinho.
    Conhece Sevilha? Tem post mostrando música flamenca do meu filho e gastronomia espanhola.
    Beijos!!

    ResponderEliminar
  2. Que apetitosos! Gostei imenso do aspecto do interior.

    ResponderEliminar
  3. Olá Alcina! Eu também estou sempre a cortar no açúcar e na manteiga! Há eceitas que são um verdadeiro exagero! Por vezes o doce é tão doce que só sabe a açúcar! Quanto aos Muffin ... perfeitos ! Adoro cerejas!

    ResponderEliminar
  4. Olá Alcina,

    Queremos lhe apresentar Tudoreceita.pt, uma nova página web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 75.000 receitas das páginas web e blogs mais populares de Portugal. Na página criamos a secção Top blogs de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso motor de pesquisa. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo em Tudoreceita.pt é grátis!

    Tudoreceita.pt tem páginas irmãs em Espanha, Inglaterra, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook!

    Estamos à sua disposição!
    Renato
    Tudoreceita.pt

    ResponderEliminar
  5. Olá Alcina,
    Não se nota que cortaste nada, estão com um aspeto fofo e bem bonitos por dentro com as cerejas ai a nadar". Bem que eu gostava de provar um... amanhã ao pequeno almoço, que agora estou a rebentar de tanto comer bolo de sardinha!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá Alcina,

    Adorei a tua sugestão de bolinhos de cereja, mas agora só a posso experimentar para o ano porque já não há cerejas.

    beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares