Batatas Hasselback

Estas batatas com um nome tão pomposo, já há muito tempo que as vejo nos blogs e já há algum tempo que andava com vontade de as fazer, porque cá em casa gostamos muito de batatas e se for com casca melhor.

Este nome pomposo vem do nome do Restaurante Hasselbacken em Estocolmo que as preparou pela primeira vez.

Já vi varias versões, com casca, sem casca, com manteiga e com azeite, com queijo e sem queijo, mais tempero ou menos, por isso parecem-me muito versáteis e excelente acompanhamento para vários pratos, por cá ficámos fã e iremos repetir concerteza.

Batatas de tamanho médio
Azeite
Sal aromatizado casa do sal
Oregãos, alecrim.....

O procedimento é simples, e o tempero é ao gosto de cada um.

Cortar as batatas em fatias fininhas, o mais fino que conseguir, sem cortar a batata até ao fundo, para isso podemos espetar um palito de espetadas ao comprido na batata e esse palito é o limite, como sugere a amiga Gina eu não fiz isso por não ter os palitos e meia volta lá escorregava a mão e traz... batata cortada, mas não foi problema, encostadinhas umas ás outras não se desmancham.

Depois é só colocar num tabuleiro de ir ao forno e regar com azeite, foi o que eu usei, ou colocar em cima umas nozes de manteiga e polvilhar com temperos a gosto, eu como perdi os meus frascos de especiarias, andam em parte incerta, polvilhei com a única coisa que não desapareceu, sal aromatizado para grelhados da Casa do sal da Figueira da foz (que ganhei deles de presente e nem sei onde concorri para lá ir agradecer, por isso agradeço aqui), e com oregãos.

Levar ao forno durante 30 min mais ou menos a 250º e a meio regar novamente com mais azeite.

Ficam deliciosas, para além de bonitas.

Comentários

  1. Que belas batatinhas!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá Alcina,
    Partilho da mesma vontade. Ando de blog em blog a ver estas batatinhas e cada uma tem melhor aspecto que a anterior. E ando desejosa de experimentar :)

    As suas ficaram bem douradinhas!

    Bons cozinhados! *
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficam mesmo óptimas, também gosto imenso.

    ResponderEliminar
  4. Eu já fiz no microondas e adorei. Agora falta-me testar no forno.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Ficam efectivamente muito bonitas :D E deviam estar muito boas :D

    Beijinhos e bom resto de dia :D

    ResponderEliminar
  6. Adoro batata de qualquer maneira.

    Tal como tu já há algum tempo que estou para experimentar, mas ainda não chegou ao dia.

    Mas fizeste muito bem, ficaram divinais.

    Beijinhos

    http://receitaspanelaferro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Nossa!!! Ficam lindas..me deu água na boca.

    ResponderEliminar
  8. Ainda não experimentei, mas ando super curiosa!! Ficam com um aspecto delicioso :)

    ResponderEliminar
  9. Pois eu como não tenho sido visita assídua de blogs desconhecia estas batatas. Mas devem ficar muito melhores que as normais batatas assadas no forno com aquele tempero mais usual, E sim, acho que são muito versáteis pois prestam-se aos mais variados temperos e ao gosto pessoal de cada um.
    DEsejo um óptimo fim de semana,
    beijos

    ResponderEliminar
  10. Olha: as batatas da moda! Já as vim em diversos blogues e pelo aspecto não admira que estejam na moda. Até eu estou a pensar fazê-las para acompanhar o 'fiel amigo' no Natal!

    ResponderEliminar
  11. Que engraçado, ainda a semana passada fiz esta receita de batatinhas, cortadas assim da mesma forma. Inspirei-me num blog inglês "A beautiful mess". A única diferença é que troquei o tipo de batata e fiz com batata doce, mas na mesma com casca. Fica uma receita muito saborosa. Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Alcina, obrigada pela citação... Nem posso vê-las, que já me dá vontade de fazer novamente. Aliás, quando fiz das outras vezes usei o micro-ondas e finalizei com o grill do forno convencional. Mas agora esse problema será resolvido, o marido comprou um micro-ondas com grill, que ainda não testei.
    Beijos e bom domingo!!

    ResponderEliminar
  13. Tenho visto em muitos blogs estas batatas.....confesso que ando cheia de vontade de experimentar, mas tem passado sempre.....ver se é desta!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares