Canelonis
Canelonis e lasanha feitos cá em casa é coisa que ainda não consegui encontrar o ponto, a receita ou sei lá o quê, já fiz várias vezes e nunca fiz nenhuma que eu gostasse na totalidade, pensava que era falta de molho bechamel e natas, mas não me parece que seja esse o motivo.
O resultado fica sempre meio seco e meio duro, coisa que nas que comemos em restaurantes ou mesmo nas compradas feitas em supermercados não acontece.
300 gr de carne de porco picada
300 gr de carne de vitela picada
1 cebola grande
Polpa de tomate caseira q.b.
Sal, colorau e pimenta a gosto
Molho bechamel receita do livro do meu robot de cozinha
60 gr de Farinha
500 ml de leite
60 gr de manteiga
sal, pimenta e noz moscada a gosto
200 gr de natas
Esta carne foi a empregada que estufou e ficou com um molho pouco apurado e como eu queria encher os canelonis com a carne fria, não lhe mexi mais, escorri o molho aguado e enchi assim mesmo, porque também pensei que com o molho bechamel a coisa se resolvesse.
Coloquei os canelonis cheios num refractário e cobri com o molho bechamel que fiz no robot, metendo todos os ingredientes, excepto as natas no copo da máquina é só programar 4 min. 90º vel.4.
Depois juntam-se as natas e programa-se mais 30 seg. 90º vel. 4
Cobrir os canelonis com o molho e polvilhar com queijo ralado, o que eu tinha não era mozzarella.
A massa até ficou bem cozida, mas mesmo assim com tanto molho, ficaram secos, com falta de qualquer coisa...penso que o que faltou foi mesmo polpa de tomate e um molho mais cremoso na carne, porque molho bechamel e natas tinha suficiente...
Já tenho umas placas para lasanha no armário.... não desisto fácil....se alguém tiver alguma sugestão para este problema....
Experimenta deixar a carne mais húmida da próxima vez, deve ajudar
ResponderEliminarbeijinhos :)
às vezes resulta espalhar um pouco do molho da carne por cima dos canelones, antes de colocar o molho bechamel. Ah, e um pouco de molho bechamel no fundo do tabuleiro também ajuda a massa a cozer melhor.
ResponderEliminarpodem não ter ficado espectaculares mas de aspecto estão óptimos!!
Hummm...adoro.
ResponderEliminarBjs
Que sugestão tão saborosa. Tem muito bom aspecto! Beijinhos
ResponderEliminarTalvez seja da própria qualidade da massa, não sei. Cá em casa a massa não fica dura, pode depender também da quantidade de tempo que colocas a massa no forno ;)
ResponderEliminarBeijinhos e tem um bom resto de dia! :D
Olá Alcina.
ResponderEliminarSó se aprende tentando. Com persistência vais atingir o teu objectivo.
Eu quando faço lasanha, prefiro a massa fresca, coze mais rápida. Se utilizas massa seca, como esses canelonis, convém dar uma fervura só na massa. Para não teres este trabalho o melhor é que haja muito molho de tomate :-) Para ajudar a cozer a massa.
No forno experimenta começar com a temperatura mais baixa, tipo 150º. Quando a massa estiver cozida aumenta a temperatura para gratinar.
As minhas 1.ªas lasanhas também ficavam rijas, até as pontinhas saiam de fora e levantavam! Não desanimes.
Beijinhos
Boa noite Alcina, minha querida vim retribuir sua visita lá no meu cantinho e agradecer pelo carinho e chegando aqui já me deparo com essa delícia de canelone, adoro e estão com um aspecto suculento.
ResponderEliminarBjs
Olá Alcina, Obrigada pela sua visita ao Vivendo e Aprendendo. Normalmente o molho bechamel tende a deixar o prato mais enxuto, principalmente se levado a uma alta temperatura de forno, o ideal seria usar uma massa fresca e deixar no forno apenas para gratinar. De qualquer forma, massas são sempre mt bem-vindas.
ResponderEliminarParabéns pelo blog, sucesso sempre! :))
Bjssss
Vivendo e Aprendendo
A Raquel já disse quase tudo. Eu tb optei por fazer lasanha com massa fresca. Das que experimentei a que mais gostei foi mesmo marca pingo doce, 25 min fica no ponto.
ResponderEliminarQuando usava massa seca, dava sempre um "entalão" na massa, pk ficava sempre rija demais. E depois o molho de tomate acaba por ajudar muito a cozer a massa, e na minha opinião, da-lhe um sabor diferente.
A receita que faço de lasanha é mto prática e fica bem boa, se optares pelo tomate frito, o sabor fica bem suave e gostoso. Também uso um truque que vi o Sá Pessoa a fazer, que é quando a lasanha está pronta, desligas o forno, entre-abres a porte e deixas a lasanha lá dentro para secar um pouco os molhos e apurar.
Desculpa o testamento...lol :)
beijinhos
Experimente colocar um pouco de bechamel no fundo :)
ResponderEliminarMesmo assim ficou com um excelente aspecto
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarAdorei a sua página. Eu faço a receita original italiana que me foi dada por uma amiga italiana do meu namorado. Demora cerca de 4h a fazer. Se estiver disposta a arriscar, posso dar-lhe a receita.
ResponderEliminarTava a procura de uma informaçao quando encontrei esta pagina(a informaçao nao é relevante para o assunto) e apesar de o primeiro comentario dizer praticamente o tudo vou dar tambem a minha opiniao :)
ResponderEliminarao ler a sua receita, e o seu dilema ao fazer canelones, o problema saltou me a vista mal li a receita, a massa é cozida com agua, se escorre o molho da carne entao nao vai haver agua suficiente para cozinhar a massa, deve deixar sempre um pouco de molho na carne de forma a massa poder absorver agua ;)
Obrigado pela ajuda, já voltei a fazer lasanha com massa fresca e correu muito bem, mas vou ter isso em conta também, não escorrer o molho também me parece importante :-)
ResponderEliminar