Ambrósia

Este doce já o tinha feito há alguns anos, a receita que foi uma colega de serviço que me deu e que faz parte do seu caderninho de receitas antigas, mas que entretanto estava esquecida no meu computador, num arquivo que eu em tempos organizei das receitas que ia fazendo, antes de ter o blog

Resolvi ir repescá-la, porque tinha muitas gemas sobrando, ao contrário do costume serem as claras a sobrar.

1 l de leite
1/2 kg de açúcar(usei só 400gr)
1 colher de sopa de vinagre
casca de limão
2 ovos
10 gemas
Canela em pó

Leva-se o leite ao lume com a casca de limão e o pau de canela e quando levantar fervura, deita-se o vinagre, deixa-se ferver até reduzir um pouco.

Junta-se-lhe de seguida o açúcar e deixa-se ferver até ficar ponto de pérola fraco.
Entretanto misturam-se as gemas com os ovos inteiros.

Fora do lume adiciona-se um pouco do leite ás gemas mexendo sempre.
Depois misturam-se as gemas ao restante leite, mexendo sempre.
Leva-se de novo ao lume e, mexendo com uma colher de pau, deixa-se engrossar.
Deixa-se arrefecer e decora-se com canela.


Fica um doce granulado, porque o efeito do vinagre é talhar o leite, em vez de vinagre também já li em alguns sites que se pode utilizar limão, não sei qual será a diferença.

Comentários

  1. há tanto tempo que eu não como este doce e gosto tanto!
    agora fiquei a morrer de saudades.

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto :D Ficou muito bonita :D

    Beijinhos e tem um óptimo fim-de-semana! :D

    ResponderEliminar
  3. Que bom que deve ser, Alcina! Tem um aspecto óptimo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Me trouxe doces lembranças da Campanha(no sul),dos doces da minha tia....delicia...
    Paz e bem

    ResponderEliminar
  5. nao conheçia mas adorei o aspecto que esta uma delicia humm bjs bd

    ResponderEliminar
  6. Agora fiquei curiosa com esta Ambrósia. Acho que me deste uma excelente sugestão :)

    ResponderEliminar
  7. Fiquei curiosa em relação ao sabor... o aspecto é delicioso!
    terei que experimentar, né? :)

    Beijocas***

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares