Torta Caprese all Limone

Este bolo/Torta Caprese all limone que era para ser fantástico teve dois "quid pro quos" o primeiro foi na receita ou confecção, ia tendo um resultado desastroso.

Depois de  pesquisar sobre a receita na net, em muitas versões que aparecem em blogs italianos, cheguei á conclusão que faltou um ingrediente na receita, a fécula de batata, um ingrediente que com certeza teria feito toda a diferença.

Não sei se foi erro de tradução ou falha a passar para o blog de onde retirei a receita,  não perguntei, porque já perguntei noutras receitas e não obtive qualquer resposta ou comentário de volta, a menina desse blog é muda... não responde....neste apenas comentei o que me aconteceu e também nada em troca.... foi no mesmo blog de onde tirei um cheesecake de coco e que também não resultou, coincidência ou aselhice minha?!...pode ser aselhice minha, mas por outros resultados que tenho obtido não sei....

Esta é uma torta/tarte/bolo de origem na ilha de Capri como o nome indica, com uma mistura de aromas e sabor excelente, delicioso, por isso voltarei a fazer com a fécula de batata.

A receita que eu utilizei foi esta que aqui deixo, mas aqui encontrei uma de tantas outras, semelhante, mas com a fécula.


5 ovos
80gr de óleo
120gr de açúcar em pó
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
1 casca de limão biológico
Sumo de 1/2 limão
175 gr de chocolate branco ralado
175gr de amêndoa pelada moída Vahiné
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal


Eu fiz no meu robot de cozinha e primeiro pulverizei o chocolate branco e retirei, depois pulverizei o açúcar cristalizado junto com a casca do limão e também retirei.
Depois meter a borboleta e bater as claras em castelo, programar um minuto por cada clara, vel.5. e retirar.
Meter as gemas no copo, o sal, os açúcares e bater 5 min.vel.4. Juntar o óleo e o sumo de limão mais 2 min vel 4.
Retirar a borboleta e adicionar o chocolate ralado, a amêndoa, o fermento e bater 20seg. vel.3.
Por ultimo envolver as claras em castelo delicadamente.

Levar ao forno em forma untada e enfarinhada a 170º durante 30 min. verificar antes com um palito. O palito não sai com massa agarrada, mas agarrada á forma foi o que a minha ficou, completamente, apenas saiu uma tampa... como a massa estava tipo pudim, retirei com cuidado com uma espátula e coloquei o resto por cima do bolo e alisei com a espátula e para disfarçar cobri com mais amêndoa laminada e polvilhei com o açúcar em pó, como já era recomendado.


A falha a mim parece-me a falta da fécula de batata ou então também pode ser mal cozido mesmo, porque 170º 30 minutos parece-me pouco para um bolo tão húmido  tentarei noutra altura, porque com o stock que tenho agora de amêndoa tenho mesmo de tentar :-) e também porque o bolo é simplesmente delicioso, um verdadeiro manjar dos deuses :-)

Sigam-me na minha página de facebook :)

Comentários

  1. Nunca provei torta caprese, mas fiquei com vontade de experimentar :D

    Beijinhos e tem um bom dia! :D

    ResponderEliminar
  2. Hummmm...que delicia!
    beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que às vezes há quem publique receitas, mas omita sempre qualquer coisa... e é pena que não tenhas qualquer feedback!
    De qualquer forma, ficou com optimo aspecto e para a próxima deve sair perfeito.
    Excelentes ofertas, parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Que torta mais linda Alcina e bem fofinha deve estar deliciosa, parabéns pelos presentes, bjs !!!

    ResponderEliminar
  5. Olá Alcina, olha que ninguém diria que tiveste esses contratempos... Está com aspecto maravilhoso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. hum adorei o interior que esta um maximo e a cor mt bonita bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares