Muffins de tomate seco, azeitona e manjericão

Uma receita fantástica que ficou aprovadissima, para repetir concerteza muitas vezes, já tenho até o manjericão na varanda em franca produção :-)

De vez em quando compro ingredientes que vejo por aí e quando os tenho nem sei em que queria usá-los e depois toca a procurar receitas e aí nem sempre encontro aquela receita fantástica que estava á espera.
Pois com o tomate seco foi mais ou menos assim, uma parte do frasco que comprei utilizei numa quiche, boa e aprovada, mas ainda não foi aquela a que me satisfazia, como diz o outro apetecia-me algo...algo diferente.

Procurei e encontrei um pão de tomate seco que me pareceu muito bem e resolvi experimentar e foi aquela a receita maravilha que eu esperava, um conjunto de sabores mediterrânicos, com tudo que eu gosto, tomate, azeite e azeitonas, uma mistura explosiva. Eu não fiz em pão grande, mas sim em pequenos mufins ou queques para os lanchinhos cá de casa, acho mais prático e bonitinho e então nestas formas em forma de flor ficam lindos :-)


200 gr de farinha
3 ovos
125 de queijo mozzarela (100gr de queijo ralado na receita original)
70 ml de azeite (100 ml na receita original)
130 ml de leite (100 ml na receita original)
90 gr de tomate seco bem escorrido (150gr na receita original)
50gr azeitonas pretas sem caroço (alcaparras na receita original)
1 chávena de café de manjericão picado
1 colher de chá de fermento em pó
Sal e pimenta preta q.b.


Eu fiz no meu robot de cozinha, mas é igualmente fácil fazer sem ele, deixo as duas maneiras.

Pré-aqueça o forno a 180º. e unte a forma que quiser, ou não, se for de silicone, foi o meu caso que fiz em forminhas de silicone.

No robot de cozinha

Coloque o queijo, o tomate seco, o manjericão e as azeitonas no copo e dê um ou dois toques de turbo para triturar tudo grosseiramente. Reserve.

Sem lavar o copo deite dentro os ovos, o leite e o azeite e misture bem 15 seg na vel 4. Tempere com sal e pimenta. Junte a farinha com o fermento 8 seg na vel 2. Envolva a mistura do tomate seco delicadamente com a espátula.

Deite a mistura numa forma de bolo inglês, ou outras á escolha, untada com azeite e polvilhada com farinha. Leve ao forno por 40 minutos (verificar com palito). Os meus cozeram em menos tempo, porque fiz pequeninos.


De modo tradicional:

Numa taça misture com a ajuda de um batedor de varas os ovos, o leite e o azeite. Tempere com sal e pimenta. Junte a farinha e o fermento e misture delicadamente. Adicione de seguida o queijo triturado, o tomate seco cortado em tiras, o manjericão e as azeitonas laminadas, ou picados numa picadora.

Sigam a Cininha no facebook

Comentários

  1. Ficaram com tão bom aspecto, vou levar para um futuro piquenique são perfeitos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto :D Para mim tudo o que junte tomate e azeitonas fica uma delícia :D

    Beijinhos e tem um óptimo dia! :D

    ResponderEliminar
  3. Estes muffins salgados devem ser fantásticos!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Hum... que aspecto tentador! Ficaram tão bonitos e certamente apetitosos! Levo um!! ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Ficaram LINDOS...

    E os ingredientes são uma maravilha...é uma bela conjugação mesmo! :)*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares