Bolo de chocolate e café

Desde que os meus anticorpos resolveram se virar contra mim e me destruíram a tiróide que as coisas mudaram para mim.

Quem diria que a tiróide essa coisa pequena que nem quase sabemos que temos fazia tanta falta.
Pois é a falta dela vai-se notando de forma progressiva e as alterações que nem sabemos porque apareceram depressa nos deixam à beira de um ataque de nervos...

O sintoma que interessa para um blog de culinária é o aumento de peso....eu que nunca tive tendência para engordar podia comer de tudo, depressa se alterou e quando a endocrinologista me disse que podia aumentar 10kg sem nada fazer para isso, parei para pensar....

E o primeiro que me ocorreu foi ter cuidado com a alimentação, coisa que todos devíamos ter, mas só quando os problemas aparecem nos lembramos.

Depois de algumas semanas em contenção de açúcares e gulodices o organismo pediu algo e era algo com muuuiiiiitas calorias, fui ao blog da Joaninha que sei tem lá umas gulodices fantásticas e encontrei o que procurava um bolo de chocolate daqueles com 70% de cacau, muita manteiga e café que eu adoro em bolos.


225 gr farinha com fermento
300 ml de café forte
50 ml de vinho do porto
150 gr de chocolate com 70%cacau
225 gr de manteiga
225 gr de açúcar
2 ovos
1 pitada de essência de baunilha
1 pitada de sal
Cacau em pó para polvilhar


Juntar o café com o vinho do porto, a manteiga e o chocolate levar a aquecer em banho-maria mexendo sempre para derreter o chocolate.

Retirar a mistura do banho e misturar o açúcar e bater bem, com cuidado, porque a mistura derretida fica liquida e vai salpicar tudo em volta.

Juntar a farinha com o sal e envolver batendo bem para não fazer grumos.
Juntar os ovos um a um e a essência de baunilha batendo, eu juntei açúcar baunilhado, porque não tinha a essência.

Deitar a massa para uma forma untada e polvilhada com cacau e levar a cozer em forno não muito quente durante 65 minutos. Eu cozi a 180 durante 45 minutos.

Deixar arrefecer na forma durante pelo menos 15 minutos e desenformar.


Fica um bolo muito denso e com um sabor muito acentuado, a mistura do chocolate, vinho do porto e café resulta num sabor delicioso até o meu filhinho que não gosta muito de muitas misturas e gosta mais de coisas mais simples adorou (não o viu fazer :-).


Comentários

  1. hum que delicia e com café miam miam bjs bfs

    ResponderEliminar
  2. Que. Bom. Aspecto.

    A sério, a foto do interior do bolo está mesmo estrondosa, até salivei :D

    Ainda bem que gostaste :)

    Tenho imensa pena que tenhas descoberto que tens um problema na tiróide. É realmente muito aborrecido, mas tens de tentar controlar a alimentação o melhor possível :)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Hummm... Bolo saboroso! Vou experimentar.
    Quanto á tiróide, nao stresses. Se ela te chatear muito, podes sempre "tirar-lhe a tosse" :)
    Os meu anticorpos também atacaram a minha. Doença de Graves com hipertiroidismo...

    Boas receitas!!!

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Parece daqueles bolos maravilhosos que ficamos com os dentes pretos enquanto mordemos...
    Beijinho e tudo de bom nessa nova fase.Torcer que não ganhes peso.
    Beijinho Alcina ( tens o nome da minha avó paterna que nunca conheci)

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha, mesmo ao meu gosto!

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  8. Está com um óptimo aspecto ;)

    beijinhos,


    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. pretty nice blog, following :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares